Repository logo
 
Publication

Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

dc.contributor.advisorFernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-
dc.contributor.advisorTrincão, Paulo Renato
dc.contributor.authorGonçalves, Liliana de Jesus Baptista
dc.date.accessioned2016-12-06T12:52:40Z
dc.date.available2016-12-06T12:52:40Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNo mundo das marcas a constante busca de sinais identitários que permitam reconhecimento tem vindo a expandir-se, deixando o território dos produtos para se instalar noutros universos concorrenciais. As instituições públicas são um destes terrenos recentes, mas férteis, onde as marcas se instalaram. É desta preocupação com aquilo que é, que quer ser e de como pretende ser percebido e reconhecido que o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra apresentou a necessidade de se inserir numa lógica de marca. O presente trabalho trata-se, portanto, de um estudo de caso que pretende responder a esta necessidade evidenciada pela instituição. Partiu-se de uma análise à Identidade Corporativa da instituição, com recurso às metodologias de observação direta e consulta documental. Após esta primeira visão global da instituição, esta foi auscultada através de entrevistas aos seus dirigentes. Por último, a visão do público utilizador do Jardim foi também objeto de estudo, através de questionários recolhidos no local. Foi a reunião e análise das informações e dados obtidos que contribuiu para consolidar uma Identidade de Marca para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Ao longo deste estudo de caso, que se apresenta como proposta para uma gestão de marca institucional, conceitos como Ciência, Inovação, Proximidade, Natureza e Espaço, entre outros, surgiram para caracterizar a Identidade de Marca do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. “Espaço Natural de Conhecimento” foi a ideia-chave emergente de uma agregação de características e valores que sustentam a instituição. A aplicação deste conceito na gestão e comunicação do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra contribuirá para a afirmação da instituição enquanto marca.pt_PT
dc.identifier.tid201334674pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16580
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectIdentidade Corporativapt_PT
dc.subjectInquéritospt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectEntrevistaspt_PT
dc.subjectJardim Botânicopt_PT
dc.titleCriação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LILIANA_GONCALVES.pdf
Size:
2.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: