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Atitudes e crenças dos estudantes de fisioterapia do 4º ano relativamente à abordagem da saúde sexual

datacite.subject.fosSaúde da Mulherpt_PT
dc.contributor.advisorAntunes, Andreia
dc.contributor.authorRego, Beatriz
dc.date.accessioned2023-10-04T12:31:40Z
dc.date.available2023-10-04T12:31:40Z
dc.date.issued2023-09-18
dc.description.abstractIntrodução: A saúde sexual é uma necessidade humana básica que deve receber a devida atenção de todos os profissionais de saúde. No entanto, este não é um tema abordado na prática clínica, pelo fato de haver falta de conhecimento e desconforto por parte dos Fisioterapeutas. Algumas das barreiras identificadas são a ausência de formação nesta área no ensino superior e as atitudes e crenças dos estudantes de Fisioterapia. Posto isto, é importante percebermos quais as atitudes e crenças desta população e alertá-los para a importância da abordagem da saúde sexual com os futuros utentes. Objetivo: Investigar e caracterizar as atitudes e crenças dos estudantes do 4º ano de Fisioterapia, de escolas portuguesas, em relação à abordagem da saúde sexual na sua futura prática profissional. Metodologia: Estudo descritivo correlacional, com a construção e aplicação de um questionário de autopreenchimento, aplicado a estudantes de Fisioterapia do 4º ano, de escolas portuguesas. Resultados: A amostra foi constituída por 146 estudantes de Fisioterapia do 4º ano. Verificou-se que 47,9% dos estudantes concordam que irão falar abertamente sobre a saúde sexual com os seus utentes e 57,5% referem que a abordagem global do fisioterapeuta deve incluir o tema. A maioria dos estudantes (66,4%) sabe que a condição clínica e os tratamentos a que o utente é sujeito, pode afetar a sua saúde sexual. 71,9% dos estudantes referem necessitar de mais formação após a licenciatura. Os inquiridos que não abordaram o tema da saúde sexual ao longo da sua licenciatura referiram mais insegurança para falar de assuntos relacionados com a saúde sexual com os seus futuros utentes, comparativamente aos estudantes que responderam que este foi um tema abordado no seu currículo escolar (p<0,001). Conclusão: Os estudantes da amostra acreditam que a saúde sexual é essencial para a qualidade de vida de todos os indivíduos. No entanto, é notório a falta de conhecimento e de formação, o que limita os futuros fisioterapeutas a falar sobre o tema com os utentes, pelo fato de se sentirem inseguros e desconfortáveis. Este estudo identifica a pertinência da introdução da temática “Saúde Sexual” no currículo da licenciatura em Fisioterapia, de modo a haver uma maior consciencialização sobre a abordagem da saúde sexualpt_PT
dc.identifier.tid203361318pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47095
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstudantes de fisioterapiapt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectCrençaspt_PT
dc.subjectSaúde sexualpt_PT
dc.subjectSexualidadept_PT
dc.subjectProfissionais de saúdept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleAtitudes e crenças dos estudantes de fisioterapia do 4º ano relativamente à abordagem da saúde sexualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Saúde do Alcoitão
thesis.degree.nameMestrado em Fisioterapiapt_PT

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