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O retábulo de Nossa Senhora da Apresentação da igreja da Vera Cruz (Aveiro)
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bidarra, Ana | |
dc.contributor.author | Maria, Mafalda Sofia Afonso e Fernandes da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T11:57:57Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T11:57:57Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio tem por objetivo dar a conhecer o estudo e a intervenção de conservação e restauro do retábulo, dourado e policromado, de estilo barroco, da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, com invocação à Santa padroeira da Igreja. Devido ao elevado estado de degradação da estrutura foi necessário proceder à desmontagem do conjunto retabular, recurso que se mostrou inestimável não só para devolver segurança ao espaço litúrgico, mas também para a obtenção e estudo de informação que, de outra forma, seria inacessível. A par de estragos causados por uma infiltração de água, verificava-se infestação por insetos xilófagos, lacunas, fraturas, fendas, fissuras, sujidade superficial e concrecionada, patines envelhecidas, repintes e repolicromias. De modo a poder devolver não só estabilidade e segurança ao conjunto, mas também leitura das zonas policromadas, foi seguida uma metodologia marcadamente conservativa. Durante a intervenção foram tidos em linha de conta, não só os pressupostos teóricos e éticos da conservação e restauro, mas também a ideia de que a exposição do conjunto ao culto está intimamente ligada com os sentimentos do observador. Neste sentido, após a limpeza mecânica, foi utilizada uma solução de limpeza de álcool, água e detergente neutro para as zonas de douramento e um solvente em gel de acetona, álcool benzílico, Carbopol® e Ethomeen® C25 para a remoção de patines e repintes nas zonas de douramento. Para a limpeza das carnações foi utilizada uma solução de água, álcool e C2000®. Utilizando madeira de castanho para o reforço e fixação dos elementos estruturais foi devolvida estabilidade. Através da reposição de volumes realizada com madeira de castanho, balsa e balsite®, e da reintegração cromática através da técnica do tom neutro, levada a cabo com tinta acrílica, foi devolvida leitura ao conjunto, nunca abandonando a ideia de intervenção mínima. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203501837 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/49868 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Retábulo barroco | pt_PT |
dc.subject | Nossa Senhora da Apresentação | pt_PT |
dc.subject | Aveiro | pt_PT |
dc.subject | Escultura | pt_PT |
dc.subject | Talha dourada | pt_PT |
dc.subject | Conservação e restauro | pt_PT |
dc.title | O retábulo de Nossa Senhora da Apresentação da igreja da Vera Cruz (Aveiro) | pt_PT |
dc.title.alternative | estudo histórico, artístico, tecnológico e a sua conservação e restauro | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Conservação e Restauro | pt_PT |