Repository logo
 
Publication

“Tenho pena que não sinalize quando fazes publicidade”: audiência e contexto comercial no canal Sofia Barbosa no Youtube

dc.contributor.authorCarvalho, Bárbara Janiques
dc.contributor.authorMarôpo, Lidia
dc.date.accessioned2022-11-30T15:24:53Z
dc.date.available2022-11-30T15:24:53Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo trata do contexto da microcelebrização digital vivenciado por crianças e adolescentes, nomeadamente, em sites de redes sociais como o YouTube. O objetivo do trabalho está em perceber como as jovens audiências do popular canal português Sofia Barbosa, no YouTube, constroem sentidos sobre os conteúdos comerciais e a autenticidade que a youtuber apresenta. A metodologia utilizada tem cariz qualitativo e contou com a netnografia para a análise de 1.961 comentários feitos pelos subscritores em 10 vídeos publicados entre janeiro e outubro de 2018. Como forma de melhor compreender o contexto em que estavam inseridos os comentários, analisamos também os aspetos visuais, verbais e comerciais dos vídeos. Os comentários demonstram uma perceção de proximidade e intimidade por parte dos seguidores em relação à Sofia e uma forte aceitação do conteúdo comercial promovido pela jovem. No entanto, percebe-se em vários momentos uma reflexividade crítica em relação às práticas mercadológicas da youtuber, nomeadamente no que diz respeito à falta de transparência nas relações comerciais, o que se apresenta como uma oportunidade para equilibrar uma visão romantizada que muitos subscritores têm das microcelebridades com uma compreensão mais racional sobre a indústria que os sustenta.pt_PT
dc.description.abstractThe main theme of the article is the context of digital microcelebrity experienced by children and adolescents, particularly on social networking sites such as YouTube. The purpose of the study is to understand how young audiences of the popular Portuguese channel Sofia Barbosa on YouTube construct meaning about the commercial content and authenticity that the youtuber presents. The methodology used is qualitative bias and netnography is employed in analysing 1.961 comments made by subscribers on 10 videos posted between January and October 2018. As a means of better understanding the context of the comments we also analysed the visual, verbal and commercial aspects of the videos. The comments demonstrate a perception on the part of followers of closeness and intimacy in relation to Sofia and a strong acceptance of the commercial content promoted by the young woman. However, critical reflections about the marketing practices of the youtuber can at various times be perceived, namely on the lack of transparency in commercial relations; this presents itself as an opportunity to balance a romanticised view that many subscribers have of microcelebrities with a more rational understanding of the industry that sustains them.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, B. J., & Marôpo, L. (2020). “Tenho pena que não sinalize quando fazes publicidade”: Audiência e contexto comercial no canal Sofia Barbosa no Youtube. Comunicação e Sociedade, 37, 93-107.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2394pt_PT
dc.identifier.issn2183-3575
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42497
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minhopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectMicrocelebridadept_PT
dc.subjectAutenticidadept_PT
dc.subjectComercialismopt_PT
dc.subjectYouTubept_PT
dc.subjectYoung peoplept_PT
dc.subjectMicrocelebritypt_PT
dc.subjectAuthenticitypt_PT
dc.subjectCommercialismpt_PT
dc.subjectYouTubept_PT
dc.title“Tenho pena que não sinalize quando fazes publicidade”: audiência e contexto comercial no canal Sofia Barbosa no Youtubept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage107pt_PT
oaire.citation.issue37pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleComunicação e Sociedadept_PT
person.familyNameBarreto Marôpo
person.givenNameLidia Soraya
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?hl=en&user=r-JdsO0AAAAJ
person.identifier.ciencia-id801F-2368-4801
person.identifier.orcid0000-0003-4687-7628
person.identifier.scopus-author-id56196180100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication92928599-f7ba-42a9-9cbf-c13e3f142255
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery92928599-f7ba-42a9-9cbf-c13e3f142255

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade - pp. 93-107.pdf
Size:
142.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: