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O comportamento do consumidor na fase de decisão de compra ou não compra de roupa reciclada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBernardes, João Pedro
dc.contributor.authorRamos, Gustavo Carlos Teixeira
dc.date.accessioned2023-04-12T14:01:01Z
dc.date.available2023-04-12T14:01:01Z
dc.date.issued2023-02-28
dc.description.abstractA presente investigação tem como principal objetivo compreender o comportamento do consumidor sobre a compra ou não compra de roupa reciclada. Para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma abordagem metodológica mista, a partir da qual foi realizado 1 focus group, tornando possível a discussão de atitudes e comportamentos dos participantes e, consequentemente, 1 questionário que permitirá utilizar escaladas validadas na literatura para compreender melhor o fenómeno em estudo. A metodologia qualitativa foi conduzida numa fase inicial da investigação, de forma a que a sua análise permitisse obter uma maior profundidade sobre o tema e auxiliasse a criação do instrumento da fase quantitativa, o questionário, o qual obteve 313 respostas válidas para análise. Os principais resultados da presente investigação advêm da análise do modelo do comportamento planeado que serviu de fundamentação teórica para o desenvolvimento dos instrumentos de recolha de dados. Foram, ainda, acrescentadas novas dimensões de análise ao modelo – greenwashing, fatores psicológicos, físicos e preço – resultando numa proposta de um novo modelo, que, apesar de não ser testado estatisticamente, permitirá compreender as motivações, preferências de marcas, frequência de compra e valorização de etiquetas. As análises das várias dimensões mencionadas ajudarão também a construir diferentes perfis do consumidor no que diz respeito à compra ou não compra de roupa reciclada. As principais conclusões da presente investigação tornam-se importantes para várias entidades, como: empreendedores, marketeers, empresas da área, e sobretudo para o setor têxtil, podendo assim extrair considerações importantes para o tema da sustentabilidade no setor têxtil e permitir uma melhor compreensão do seu papel na fase de compra ou não compra de roupa reciclada.pt_PT
dc.identifier.tid203268008pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44524
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectEconomia circularpt_PT
dc.subjectRoupa recicladapt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectTeoria do comportamento planeadopt_PT
dc.subjectGreenwashingpt_PT
dc.titleO comportamento do consumidor na fase de decisão de compra ou não compra de roupa recicladapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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