Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese - Marilia Cenrada (FINAL).pdf605.62 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo insere-se na área da Educação Matemática, mais especificamente na temática de resolução de problemas numéricos no 1º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer da investigação, foram apresentados diferentes problemas, com o desígnio primordial de averiguar quais as representações (ativas, icónicas e simbólicas) utilizadas pelos alunos na sua resolução. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. O estudo foi realizado numa turma do 2º ano. Através dos dados recolhidos pude constatar que os alunos tendem preferencialmente a utilizar a representação simbólica. Constatou-se que nenhum dos alunos utilizou a representação ativa, embora alguns utilizassem a representação icónica associadas à representação simbólica.

Description

Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Manuela Azevedo e José António Espirito Santo, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.

Keywords

Resolução de problemas Representações Representações icónicas Representações simbólicas Representações ativas

Citation

Cenrada, M. J. L. (2012). A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License