Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.39 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico.
O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as?
Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos.
Description
Keywords
Estágio em 1º CEB Compreensão do Tempo Matemático Relógio Analógico Tempo Lúdico Orquestração Alunos do Básico 1º Ciclo