Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_CECILIA_FERREIRA.pdf5.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as? Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos.

Description

Keywords

Estágio em 1º CEB Compreensão do Tempo Matemático Relógio Analógico Tempo Lúdico Orquestração Alunos do Básico 1º Ciclo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue