Publication
Inteligência emocional como competência essencial na formação de professores
dc.contributor.author | Valente, Sabina | |
dc.contributor.author | Lourenço, Abílio Afonso | |
dc.contributor.author | Amaro, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:22:11Z | |
dc.date.available | 2024-12-17T19:22:11Z | |
dc.date.issued | 2024-04-08 | |
dc.description.abstract | Ensinar é uma atividade emotiva, que por vezes resulta em exaustão emocional e diminuição da autoeficácia do professor. Apesar da importância das competências emocionais dos professores, as mesmas continuam a não estar incluídas na sua formação inicial. Assim, o presente estudo teve por objetivo investigar como a inteligência emocional influencia a exaustão emocional e a autoeficácia docente. Uma amostra com 674 professores (Midade = 50,34), de escolas públicas portuguesas, preencheu três escalas válidas que medem a perceção relativamente à inteligência emocional, exaustão emocional e autoeficácia. Através do uso da técnica de modelação de equações estruturais, os resultados indicaram que os professores que tendem a ter maior perceção da sua inteligência emocional apresentam menores níveis de exaustão emocional e maiores níveis de autoeficácia. Como conclusão, enfatiza‐se a importância de incluir a educação emocional na formação inicial de professores, pelas implicações que a inteligência emocional apresenta no bem‐estar e na atividade destes profissionais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Inteligência emocional como competência essencial na formação de professores. (2024). Aprender, 46, 16-31. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.58041/aprender.200 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53245 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/200 | pt_PT |
dc.subject | inteligência emocional | pt_PT |
dc.subject | exaustão emocional | pt_PT |
dc.subject | autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | professores | pt_PT |
dc.subject | formação inicial | pt_PT |
dc.title | Inteligência emocional como competência essencial na formação de professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 31 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 16 | pt_PT |
oaire.citation.title | Aprender | pt_PT |
oaire.citation.volume | 46 | pt_PT |
person.familyName | Valente | |
person.familyName | Lourenço | |
person.familyName | Amaro | |
person.givenName | Sabina | |
person.givenName | Abílio Afonso | |
person.givenName | Pedro | |
person.identifier | 518052 | |
person.identifier | 639475 | |
person.identifier.ciencia-id | C217-EC15-E83A | |
person.identifier.ciencia-id | 2C1F-FA3C-460F | |
person.identifier.ciencia-id | 8813-C952-36A9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2314-3744 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6920-0412 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0342-8892 | |
person.identifier.rid | B-9550-2018 | |
person.identifier.rid | V-5438-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57205244381 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55033716000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 58199426900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9a8dec5b-4024-47b5-ba69-fb946120a475 | |
relation.isAuthorOfPublication | 79e6e35c-9f79-4dda-aecf-97213af9d641 | |
relation.isAuthorOfPublication | 73af36ca-232a-41c0-977b-7b6f77adebef | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 79e6e35c-9f79-4dda-aecf-97213af9d641 |