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Abstract(s)
O presente relatório tem como finalidade descrever as atividades realizadas em
estágio para a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e
específicas inerentes ao grau de Mestre e ao título de Enfermeira Especialista
na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O percurso formativo
visou aprofundar conhecimentos tendo em conta a problemática dos
comportamentos de risco e perturbações emocionais. Partimos do pressuposto
que estes são os principais precursores dos problemas de saúde dos jovens da
atualidade, pelo que a promoção de comportamentos saudáveis, através da
capacitação emocional, é indispensável para o crescimento e desenvolvimento
das crianças e jovens, enquanto intervenção do Enfermeiro Especialista em
Saúde Infantil e Pediátrica. Foi utilizada uma metodologia descritiva, reflexiva e
analítica, assente num paradigma cognitivo-construtivista, nos diferentes
contextos de estágio. No contexto de neonatologia desenvolvi competências de
prestação de cuidados centrados no desenvolvimento e de promoção da
esperança realista. No contexto de consulta de pediatria desenvolvi
competências de avaliação do desenvolvimento e crescimento de crianças e de
promoção da motivação, autoestima, autoeficácia e imagem corporal positiva
das crianças e jovens. No contexto do internamento de pediatria desenvolvi
competências no âmbito da promoção da adaptação à doença crónica e gestão
da dor. Nos contextos de pedopsiquiatria, unidade de cuidados continuados e
urgência pediátrica desenvolvi a capacidade de identificar evidências
fisiológicas e emocionais de mal-estar psíquico na criança/adolescente e de
capacitar emocionalmente os adolescentes para a adoção de comportamentos
saudáveis. Enquanto projeto futuro planeio elaborar um protocolo de
referenciação das crianças e jovens com comportamentos de risco no serviço
de urgência pediátrica, para a consulta do adolescente ou pedopsiquiatria.
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Adolescente Promoção da saúde Comportamentos de risco à saúde Emoções
