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Prática de meditação nas escolas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Clementina | |
dc.contributor.author | Fábrica, Joana | |
dc.date.accessioned | 2020-01-02T16:47:52Z | |
dc.date.available | 2020-01-02T16:47:52Z | |
dc.date.issued | 2019-10-30 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final apresenta uma breve caracterização das Práticas de Ensino Supervisionadas desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada foram implementadas várias práticas de meditação de que este Relatório Final dá conta. O mesmo dá também conta de que a meditação é uma prática benéfica e acessível a qualquer pessoa, em que apenas o ato de focar a mente num determinado lugar ou pensamento, diminui a frequência de agitações na nossa mente e, consequentemente, irá deixar-nos mais tranquilos. Neste sentido, após a problematização do tema foi definida a seguinte questão de partida: “Quais as perceções que os encarregados de educação, os educadores e professores e as crianças têm sobre a prática de meditação nas escolas?”. Para responder a esta questão de partida foi desenvolvido um estudo que adota uma perspetiva metodológica que recorre ao inquérito (por entrevista e por questionário) para avaliar a perceção de crianças, encarregados de educação e profissionais de educação sobre o impacto da meditação em contexto educativo. Foram então inquiridos através de questionários 58 encarregados de educação, e por entrevistas uma educadora de infância, um professor e quatro alunos. Através dos procedimentos de investigação selecionados, dos resultados obtidos por parte dos questionários e entrevistas e da analise dos mesmos é possível concluir que tanto as crianças, como os encarregados de educação e os profissionais de educação avaliam positivamente a prática de meditação nas escolas e reconhecem os benefícios subjacentes, nomeadamente no domínio cognitivo e no domínio socio-emocional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202349977 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30676 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Meditação | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Educadores | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Encarregados de educação | pt_PT |
dc.title | Prática de meditação nas escolas | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo sobre as perceções de crianças, encarregados de educação e profissionais da educação em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |