Repository logo
 
Publication

Prática de meditação nas escolas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Clementina
dc.contributor.authorFábrica, Joana
dc.date.accessioned2020-01-02T16:47:52Z
dc.date.available2020-01-02T16:47:52Z
dc.date.issued2019-10-30
dc.description.abstractO presente Relatório Final apresenta uma breve caracterização das Práticas de Ensino Supervisionadas desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada foram implementadas várias práticas de meditação de que este Relatório Final dá conta. O mesmo dá também conta de que a meditação é uma prática benéfica e acessível a qualquer pessoa, em que apenas o ato de focar a mente num determinado lugar ou pensamento, diminui a frequência de agitações na nossa mente e, consequentemente, irá deixar-nos mais tranquilos. Neste sentido, após a problematização do tema foi definida a seguinte questão de partida: “Quais as perceções que os encarregados de educação, os educadores e professores e as crianças têm sobre a prática de meditação nas escolas?”. Para responder a esta questão de partida foi desenvolvido um estudo que adota uma perspetiva metodológica que recorre ao inquérito (por entrevista e por questionário) para avaliar a perceção de crianças, encarregados de educação e profissionais de educação sobre o impacto da meditação em contexto educativo. Foram então inquiridos através de questionários 58 encarregados de educação, e por entrevistas uma educadora de infância, um professor e quatro alunos. Através dos procedimentos de investigação selecionados, dos resultados obtidos por parte dos questionários e entrevistas e da analise dos mesmos é possível concluir que tanto as crianças, como os encarregados de educação e os profissionais de educação avaliam positivamente a prática de meditação nas escolas e reconhecem os benefícios subjacentes, nomeadamente no domínio cognitivo e no domínio socio-emocional.pt_PT
dc.identifier.tid202349977pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30676
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMeditaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducadorespt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEncarregados de educaçãopt_PT
dc.titlePrática de meditação nas escolaspt_PT
dc.title.alternativeum estudo sobre as perceções de crianças, encarregados de educação e profissionais da educação em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Joana Fábrica.pdf
Size:
2.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: