Repository logo
 
Publication

Design de identidades: uma proposta processual para a ideação, construção e análise de logos

dc.contributor.advisorMorais, Rodrigo Antunes
dc.contributor.authorRibeiro, João Victor Otterço
dc.date.accessioned2022-02-21T12:11:36Z
dc.date.available2022-02-21T12:11:36Z
dc.date.issued2021-11
dc.description.abstractCom a maturidade do mercado e a forte presença de marcas no imaginário coletivo da população, empresas compreenderam a necessidade de se diferenciarem não apenas a partir de seus produtos e serviços, mas também através de seus valores e personalidade. De forma a traduzir estas qualidades conceituais, designers desenvolvem propostas visuais a passo de torná-la única no meio – matéria conhecida por design de identidade – com profissionais focados no desenvolvimento de todo o sistema de comunicação da marca, aqui, em especial, seu logo. Devido à amplitude de nomenclaturas aplicadas, tenham elas fundamentação ou não, e também processos criativos adotados no momento de criação do logo, o design de identidade fica passivo de análise para sua melhor delimitação e compreensão. A presente investigação incide sobre a análise, e posteriormente proposta de processo, para ideação, construção e interpretação do logo. De forma a cumprir com este objetivo, foram colhidos os conceitos e metodologias do design gráfico e de identidade para fundamentar, através da abordagem teórica e bibliográfica, a função e classificação de cada tipologia de logo, e como poderá, através de um processo metodológico, ser desenvolvido de modo lógico e conceitualmente fundamentado a fim de evitar parcialidades enquanto análise e interpretação. Por fim, o processo metodológico é analisado em cada ponto, tendo em vista o que, e porque, é indicado tal seguimento de passos, não sendo, contudo, um modelo fechado – apenas uma indicação que poderá contextualizar e guiar os profissionais em seu processo criativo na criação do logo.pt_PT
dc.description.abstractWith the maturing of the market and the strong presence of brands in the collective imagination, companies understood the need to differentiate themselves not only through their products and services, but also through their values and personality. In order to translate these conceptual qualities, designers develop visual proposals at the step of making it unique – subject known as identity design – with professionals focused on developing the entire brand's communication system, in particular its logo. Due to the breadth of nomenclatures applied, whether they are substantiated or not, and the creative processes adopted at the time of logo creation, identity design is a proper subject to be analyzed for a better delimitation and understanding. The present investigation focuses on the analysis, and later proposal, of a process for the ideation, construction and interpretation of the logo. In order to fulfill this objective, the concepts and methodologies of graphic design and identity were collected to support, through a theoretical and bibliographical approach, the function and classification of a logo, and how, through a methodological process, develop in a logically and conceptually based way in order to avoid biases in its analysis and interpretation. Finally, each point of the the methodological process is analyzed, considering what, and why, such follow-up of steps is indicated, however, it is not a closed model - just an indication that can contextualize and guide professionals in their process creative in creating the logo.pt_PT
dc.identifier.tid202939758pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39503
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectMarca gráficapt_PT
dc.subjectDesign de identidadept_PT
dc.subjectMetodologia em designpt_PT
dc.subjectCriação de logopt_PT
dc.titleDesign de identidades: uma proposta processual para a ideação, construção e análise de logospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Final_Dissertação_João Ribeiro.pdf
Size:
15.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format