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Análise do impacto dos investimentos na performance das empresas energéticas: o caso português

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A procura constante de melhoria da performance é um objetivo comum e atual das empresas para garantir vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Deste modo, é importante perceber se os investimentos efetuados são benéficos para a sua performance. O presente estudo tem como principal objetivo estudar o impacto dos investimentos na performance de 457 empresas energéticas portuguesas, no período compreendido 2011 e 2018. A metodologia utilizada para testar as hipóteses formuladas foi o modelo de dados em painel, mais concretamente, o método de estimação Generalized Method of Moments (GMM) desenvolvido por Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998). Os resultados obtidos revelam, de um modo geral, que as variáveis de investimento, nomeadamente em ativos intangíveis, têm impacto na performance das empresas provavelmente porque atualmente estes ativos são os de maior relevância para a opinião pública e para os próprios gestores que trabalham acima de tudo por uma imagem de mercado. No caso dos acionistas, demonstram maior interesse pela ROE por admitirem que dinheiro disponível pode trazer mais rendibilidade e mais potencial de crescimento individual, enquanto que os gestores levam em consideração uma gestão ponderada da liquidez da empresa, através da margem do Ebitda.

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Investimento Performance GMM System

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