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Educação de adultos - contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos cuidadores informais de idosos
| dc.contributor.advisor | Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976- | |
| dc.contributor.author | Barbosa, Rafaela Meira | |
| dc.date.accessioned | 2016-06-09T11:40:31Z | |
| dc.date.available | 2016-06-09T11:40:31Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | Com o crescimento da população idosa, a Gerontologia Social revela que a família, especialmente o cuidador informal, enfrenta desafios imprevisíveis e sofre perdas pessoais e sociais, o que se reflete negativamente no seu bem-estar físico e mental. Assim, com o presente estudo procura-se perceber se a educação de adultos poderá converter alguns destes impactos negativos em positivos. A educação de adultos visa, portanto, apoiar o cuidador informal, de maneira a promover a sua saúde física e mental através de projetos ou ações de suporte psicoeducativo, onde não só são transmitidos conhecimentos e maneiras de lidar com a pessoa cuidada, como se proporcionam momentos de empatia no qual os cuidadores conversam/partilham as dificuldades associadas ao ato de cuidar. Neste contexto, o presente estudo pretende verificar se o apoio psicoeducativo providenciado a cuidadores proporciona ou não uma mudança positiva na sua qualidade de vida. Para a concretização deste objetivo, optou-se por uma investigação quantitativa e qualitativa junto de cuidadores informais com e sem apoio psicoeducativo. Para a recolha dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: os questionários CASI (Carer´s Assessment of Satisfactions Índex), CADI (Carer´s Assessment of Difficultie Índex), CAMI (Carer´s Assessment of Managing Índex) e a entrevista semiestruturada. A análise de dados e a análise de conteúdo permitiu-nos concluir que existem diferenças significativas entre os participantes do estudo com e sem apoio psicoeducativo, sendo que os resultados obtidos indicam que este tipo de apoio proporciona uma melhoria significativa relativamente ao seu bem-estar físico e mental. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201522322 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14011 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Envelhecimento Fisiológico | pt_PT |
| dc.subject | Pessoas Idosas | pt_PT |
| dc.subject | Bem-Estar | pt_PT |
| dc.subject | Educação de Adultos | pt_PT |
| dc.title | Educação de adultos - contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos cuidadores informais de idosos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local |
