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Advisor(s)
Abstract(s)
A Intervenção Precoce (IP) deve iniciar-se o mais precocemente possível, havendo maior possibilidade de se ultrapassarem as dificuldades da criança com necessidades educativas especiais ou em risco de as vir a apresentar. O papel dos profissionais que trabalham nas estruturas educativas destinadas à primeira infância tem sido reconhecido como fundamental no encaminhamento dessas crianças para a IP. Daí que seja importante que eles possuam conhecimentos e competências que lhes permitam identificar possíveis fatores de risco e encaminhar as crianças que sejam consideradas elegíveis para IP.
O presente projeto de intervenção visou elaborar, implementar e avaliar uma ação de formação para educadores de infância e ajudantes de ação educativa a trabalhar em instituições de educação com valência de creche com o objetivo de aumentar as suas competências sobre IP e desenvolvimento da criança. Participaram na formação 21 profissionais de educação do concelho de Condeixa-a-Nova. A formação teve a duração de 20 horas, sendo composta por 8 sessões de 2 horas e 30 minutos. Os conteúdos abordados foram IP, desenvolvimento da criança até aos 3 anos, fatores de risco e fatores de proteção, envolvimento da família, ambiente e atividades na creche.
Concluímos que a formação contribuiu para a capacitação dos profissionais de educação, havendo um aumento de conhecimentos sobre IP. Os formandos demonstraram maior competência no encaminhamento de crianças para a IP e para colaborarem na implementação de estratégias com as crianças apoiadas por este serviço.
Description
Keywords
Educação Especial Intervenção Precoce Educação Pré-Escolar Práticas Educativas