Repository logo
 
Publication

Determinantes do desempenho empresarial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRomacho, João
dc.contributor.advisorDias, Cristina
dc.contributor.authorGomide, Luciana
dc.date.accessioned2023-12-12T10:55:51Z
dc.date.available2023-12-12T10:55:51Z
dc.date.issued2023-11-13
dc.date.submitted2023-03-28
dc.description.abstractO vinho português tem vindo a ganhar, cada vez mais, reputação internacional, sendo o sexto produto mais exportado pela indústria transformadora do país. O setor vitivinícola tem demonstrado ser de grande importância tanto pelo valor económico que gera, como pela população que emprega e pelo papel que desempenha quer a nível social quer de conservação do meio ambiente. Neste trabalho serão testados, empiricamente, quais os determinantes do desempenho empresarial, numa amostra de 28 empresas vitivinícolas do Alto Alentejo, no período de 2011 a 2020. Para tal, foi selecionado um conjunto de variáveis e estudado o seu impacto na Rendibilidade dos Capitais. A análise é feita por teste de hipóteses e recorre-se à metodologia de dados em painel (Wooldridge, 2010), através da qual se verifica o efeito das variáveis independentes na variável dependente, num determinado período de tempo. Os resultados contribuem para a literatura indicando que a idade, a dimensão e o nível de crescimento quando medido através das vendas, têm a maior contribuição para explicar as rendibilidades e, consequentemente, o desempenho das empresas vitivinícolas do Alto Alentejo.pt_PT
dc.description.abstractPortuguese wine has been increasingly gaining an international reputation. It is currently the sixth most exported product by the country's manufacturing industry. The wine sector has proven to be of great importance both for the economic value it generates, as well as for the population it employs and for the role it plays both at a social level and in terms of environmental conservation. In this article, the determinants of business performance will be empirically tested in a sample of 28 wine companies in Alto Alentejo, from 2011 to 2020. To this end, a set of variables was selected and its impact on Capital Returns was studied. The analysis is performed by testing hypotheses and using the panel data methodology (Wooldridge, 2010), through which the effect of the independente variables on the dependent variable is verified, in a certain period. The results contribute to the literature indicating that age, size, and level of growth, measured through sales, have the greatest contribution to explaining the returns and, consequently, the performance of wine companies in Alto Alentejo.pt_PT
dc.identifier.tid203394879pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48465
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesempenho empresarialpt_PT
dc.subjectRendibilidadept_PT
dc.subjectDeterminantes,pt_PT
dc.subjectSetor Vitivinícolapt_PT
dc.subjectAlto Alentejopt_PT
dc.subjectBusiness performancept_PT
dc.subjectProfitabilitypt_PT
dc.subjectDeterminants,pt_PT
dc.subjectWine Sectorpt_PT
dc.subjectAlto Alentejopt_PT
dc.titleDeterminantes do desempenho empresarialpt_PT
dc.title.alternativeNuma amostra de empresas vitivinícolas do Alto Alentejo, Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de PMEpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BCTFC348.pdf
Size:
2.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: