Publication
Promover a autonomia comportamental de uma criança durante o período de transição para o 1º CEB através do sistema de créditos
| dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
| dc.contributor.author | Batista, Marta Isabel da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2021-09-03T08:18:55Z | |
| dc.date.available | 2021-09-03T08:18:55Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.description.abstract | Este estudo surgiu da necessidade de promover a autonomia comportamental de uma criança que ia transitar para o 1º CEB. Esta criança apresentava dificuldades em realizar algumas tarefas que seriam cruciais para a sua adaptação e sucesso no primeiro ano do 1º CEB. Perante esta dificuldade, refletiu-se sobre possíveis estratégias que permitissem atingir o objetivo geral: aumentar a autonomia comportamental da criança. Após a revisão da literatura, foi eleito o Sistema de Créditos como a principal estratégia utilizada, neste projeto de intervenção, por comprovar a eficácia no aumento dos comportamentos que se pretendiam. Sendo apoiada pela Gestão Visual Lean, que permite através de imagens informar de forma simples e direta como se executa o comportamento desejado ou facilitar a localização dos objetos necessários no quotidiano escolar. Como instrumentos de avaliação foram utilizadas grelhas elaboradas especificamente para o efeito e a versão portuguesa das Escalas Comportamentais para Crianças em Idade Pré-Escolar – PkBSpt, que procuram avaliar os problemas de comportamento e as aptidões sociais e emocionais das crianças que frequentam o ensino pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Os resultados obtidos, neste estudo de caso, comprovam que a utilização de um Sistema de créditos, apoiado pela Gestão Visual Lean, contribuíram para o aumento da autonomia comportamental da criança. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202762670 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37421 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Autonomia Comportamental | pt_PT |
| dc.subject | Transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Sistema de Créditos | pt_PT |
| dc.subject | Gestão Visual Lean | pt_PT |
| dc.title | Promover a autonomia comportamental de uma criança durante o período de transição para o 1º CEB através do sistema de créditos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
