Repository logo
 
Publication

Redes colaborativas: fatores de sucesso para uma estratégia de marketing e comercialização

dc.contributor.advisorRamos, Ricardo Filipe Carreira
dc.contributor.authorSantos, Cátia Lopes dos
dc.date.accessioned2021-05-20T10:20:04Z
dc.date.available2021-05-20T10:20:04Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO marketing territorial tem sido desenvolvido como uma ferramenta estratégica, devido à necessidade de diferenciar os locais da concorrência e promover a sua identidade. Existem diversos projetos turísticos no interior do país que são construídos e carecem de comercialização. Estes visam a coesão territorial e ampliação de projetos de sucesso no interior. Neste sentido, foi criado o conceito de redes colaborativas, organizações que integram entidades públicas e/ou privadas e apresentam um foco territorial ou temático evidenciado na Estratégia de Turismo 2027. O objetivo deste trabalho passa por compreender quais os fatores para alcançar o sucesso das redes, em termos de estratégia de marketing e comercialização. Foram realizadas entrevistas exploratórias a três redes colaborativas de sucesso para construir um instrumento de recolha de dados que permitisse identificar os fatores-chave de sucesso dessas redes colaborativas. Posteriormente, o questionário foi aplicado às dez redes colaborativas do nível III, definido pelo Turismo de Portugal, I.P., de forma a compreender o que falta às sete redes colaborativas para atingir uma estratégia de marketing de sucesso. Foram utilizados os programas Maxqda para a análise das entrevistas e o SPSS para a análise dos questionários. Os resultados demonstraram a importância da definição e planeamento dos Objetivos, Estratégia, Marketing-Mix, Orçamento e Controlo para o sucesso de uma estratégia de marketing, conduzindo à comercialização. Este projeto contribui para que os gestores das redes colaborativas possam usar uma ferramenta que permita avaliar o sucesso das redes que gerem e atuar em conformidade. A dimensão da amostra e a respetiva limitação na análise de dados são identificadas como as limitações deste trabalho. Para pesquisas futuras pode ser relevante estender o estudo às trinta redes colaborativas existentes.pt_PT
dc.identifier.tid202720535pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36553
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes Colaborativaspt_PT
dc.subjectMarketing Territorialpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectSucessopt_PT
dc.titleRedes colaborativas: fatores de sucesso para uma estratégia de marketing e comercializaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CATIA_SANTOS.pdf
Size:
2.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format