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A inclusão de uma criança com TEA na educação pré-escolar: que respostas educativas se esperam... Um estudo de caso

dc.contributor.advisorRamalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956-
dc.contributor.authorMoita, Eleonora Andrelina Preces
dc.date.accessioned2016-11-14T15:20:01Z
dc.date.available2016-11-14T15:20:01Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste relatório de projeto assume-se como um estudo de caso que compreende as implicações do Transtorno do Espetro do Autismo (a partir de agora, TEA) no desenvolvimento de um menino de cinco anos, com alterações ao nível da Comunicação/Linguagem, Cognição (Conhecimento do Mundo e Matemática), Autonomia e Relacionamento Social, e identifica os contextos e as estratégias que facilitaram a sua inclusão e desenvolvimento, no Jardim de Infância (JI), num grupo de vinte e uma (21) crianças, do ensino público regular. Face às caraterísticas do grupo e, especificamente da criança-alvo, foi elaborado um plano de intervenção nas supramencionadas áreas. A intervenção procurou ir ao encontro das potencialidades e fragilidades da criança, numa dinâmica de investigação-ação e, através da interação da mesma com o grupo, criaram-se condições que favoreceram as suas competências académicas, a sua socialização e a sua autonomia. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados e para a consequente avaliação foram checklists adaptadas da Escala Portage e grelhas de observação e de avaliação de comportamentos, tendo como referência as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Para se alcançarem os objetivos propostos, planificou-se um conjunto de atividades, inicialmente, dinamizadas a nível individual, posteriormente, a pares e em pequenos grupos. A criança participou ativamente e obteve a interajuda e o respeito dos seus pares no reconhecimento das suas intervenções e nos trabalhos realizados. A interação realizada com as crianças da sala dois, do JI, revelou-se essencial para o desenvolvimento social e académico de todas as crianças. Os dados de avaliação permitiram considerar que, desde que devidamente planeada e avaliada, toda a intervenção, bem como a promoção de práticas inclusivas, colaborativas e cooperativas, se constituíram uma mais valia no desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e académicas da criança com TEA e do grupo de referência.pt_PT
dc.identifier.tid201516209
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15441
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusão Escolarpt_PT
dc.subjectInvestigação-Açãopt_PT
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_PT
dc.subjectCogniçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectRelações Sociaispt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectPlano de Intervençãopt_PT
dc.subjectRotinapt_PT
dc.titleA inclusão de uma criança com TEA na educação pré-escolar: que respostas educativas se esperam... Um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

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