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Abstract(s)
O cinema ao vivo consiste num espetáculo ao vivo de criação e apresentação de imagens em movimento, para uma audiência, em tempo real. Neste, diferentemente do que ocorre no cinema convencional, as imagens não têm um ordenamento pré determinado, mas antes são organizadas e alinhadas no curso da sua exibição. O cineasta torna-se num performer que, durante a apresentação, atua perante a audiência,
manipulando e construindo o filme ao vivo. Este partilha o seu espaço de atuação com artistas de diferentes áreas, que participam também da construção do espetáculo, e com os espectadores, que abandonam a sua habitual postura passiva para passar a interagir com o filme. Nestas apresentações mesclam-se cinema narrativo e não narrativo, imagens e música gravada e ao vivo e artes performativas: num mesmo evento são integradas múltiplas expressões artísticas diferentes ultrapassando-se as fronteiras da experiência cinematográfica comum e caminhando no sentido da ideia wagneriana de Gesamtkunstwerk (‘Obra de Arte Total’). As características do cinema ao vivo apontam, assim, para uma noção de transdisciplinaridade – ou
‘transmedialidade’ – que origina o debate acerca do lugar da sua integração dentro do espectro das artes ou dos media. O presente artigo mapeia e analisa distintas manifestações de cinema ao vivo procurando identificar os seus modos fundamentais de expressão contemporânea.
Description
Keywords
Cinema ao vivo Performance Digitalização do cinema
Citation
Alves, M. P. (2020). O cinema ao vivo: Definições e possibilidades. In M. P. Alves, M. R. L. Bello, & V. Álvarez (Eds.), Atas do IX Encontro Anual da AIM (pp. 345-353). Associação de Investigação da Imagem em Movimento.
Publisher
Associação de Investigação da Imagem em Movimento (AIM)