Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Media e (ciber) terrorismo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo versa sobre o relacionamento simbiótico entre o (ciber)terrorismo e os media. Assumindo que a comunicação assume um papel central na publicitação dos atos terroristas, problematiza se os media continuam a constituir os melhores amigos dos terroristas ou apenas aliados desintencionais. Conclui que o sucesso dos atentados terroristas ainda está dependente da publicidade oferecida pelos media apesar de uma progressiva desterritorialização da utilização por parte dos grupos terroristas para as plataformas digitais, reapossando-se das funções habituais dos media convencionais e complementadas com novas competências. Na verdade, ao invés de uma temível arma de atentados ciberterroristas, a internet constitui-se como um poderoso recurso utilizado com perícia com finalidades mundanas, designadamente as de coordenação e planeamento das atividades que se assumem como a principal potencialidade online atual

Description

Keywords

Ciberterrorismo Cibernética Terrorismo Mass media Internet

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto da Defesa Nacional

CC License