Repository logo
 
Publication

Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Ana Cristina
dc.contributor.authorMeireles, Mafalda
dc.date.accessioned2018-05-11T14:12:03Z
dc.date.available2018-05-11T14:12:03Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.description.abstractO presente relatório ambiciona dar resposta a um estudo de caso, em que se pretende aferir qual o contributo das relações intergeracionais na aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos. Esta investigação surgiu no âmbito do estágio supervisionado onde, tanto da sala de educação pré-escolar como na sala de 1º ciclo do ensino Básico, desenvolvemos um projeto, em que os valores de cidadania eram o mote para a dinamização de atividades. Foi durante as práticas educativas e após duas visitas ao Centro de Dia, que surgiu o objeto do nosso estudo, pois percebemos que a interação entre as crianças e os idosos poderia ser muito benéfica, nomeadamente no âmbito dos valores e atitudes de cidadania. Depois de definida a problemática a investigar, optámos por intentar na busca de referencial bibliográfico que nos permitisse dominar os conceitos envolvidos. Realizámos uma observação sistemática e inquirimos, através de entrevistas semiestruturadas, a comunidade educativa envolvida no estudo: docentes, técnica de animação sociocultural do centro de dia, crianças e idosos, com o objetivo de obter os seus pareceres e considerações sobre a temática abordada. A análise e interpretação dos dados revelaram a necessidade de um maior investimento das famílias na educação das crianças. Os resultados obtidos apontam ainda para a urgência de relações de parceria entre as famílias e a escola pois o intercâmbio entre estas duas instituições é primordial para o desenvolvimento das crianças. Os resultados finais da nossa investigação evidenciam ainda que as relações intergeracionais devem acontecer sempre que possível pois para além de acarretarem benefícios sociais e culturais podem ainda contribuir significativamente para a aprendizagem de valores e de atitudes por parte das crianças.pt_PT
dc.identifier.tid201906228pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22863
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectRelações intergeracionaispt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectEnvelhecimentopt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.titleQual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:pt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mafalda Meireles.pdf
Size:
3.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: