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Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Meireles, Mafalda | |
dc.date.accessioned | 2018-05-11T14:12:03Z | |
dc.date.available | 2018-05-11T14:12:03Z | |
dc.date.issued | 2017-12-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório ambiciona dar resposta a um estudo de caso, em que se pretende aferir qual o contributo das relações intergeracionais na aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos. Esta investigação surgiu no âmbito do estágio supervisionado onde, tanto da sala de educação pré-escolar como na sala de 1º ciclo do ensino Básico, desenvolvemos um projeto, em que os valores de cidadania eram o mote para a dinamização de atividades. Foi durante as práticas educativas e após duas visitas ao Centro de Dia, que surgiu o objeto do nosso estudo, pois percebemos que a interação entre as crianças e os idosos poderia ser muito benéfica, nomeadamente no âmbito dos valores e atitudes de cidadania. Depois de definida a problemática a investigar, optámos por intentar na busca de referencial bibliográfico que nos permitisse dominar os conceitos envolvidos. Realizámos uma observação sistemática e inquirimos, através de entrevistas semiestruturadas, a comunidade educativa envolvida no estudo: docentes, técnica de animação sociocultural do centro de dia, crianças e idosos, com o objetivo de obter os seus pareceres e considerações sobre a temática abordada. A análise e interpretação dos dados revelaram a necessidade de um maior investimento das famílias na educação das crianças. Os resultados obtidos apontam ainda para a urgência de relações de parceria entre as famílias e a escola pois o intercâmbio entre estas duas instituições é primordial para o desenvolvimento das crianças. Os resultados finais da nossa investigação evidenciam ainda que as relações intergeracionais devem acontecer sempre que possível pois para além de acarretarem benefícios sociais e culturais podem ainda contribuir significativamente para a aprendizagem de valores e de atitudes por parte das crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201906228 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22863 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Valores | pt_PT |
dc.subject | Atitudes | pt_PT |
dc.subject | Relações intergeracionais | pt_PT |
dc.subject | Educação para a cidadania | pt_PT |
dc.subject | Envelhecimento | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.title | Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos: | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |