Publication
O conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária do 1º CEB
dc.contributor.author | Duque, Isabel | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Maria Antónia | |
dc.contributor.author | Rato, Virgílio | |
dc.contributor.author | Martins, Fernando M. L. | |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T09:42:54Z | |
dc.date.available | 2023-09-28T09:42:54Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Desde os anos 60, têm vindo a ser realizados alguns estudos que procuram compreender qual o conhecimento profissional do professor e quais os efeitos desse conhecimento no ensino e na aprendizagem dos alunos. Aos atuais e futuros professores cabe saber/conhecer mais do que o conteúdo, é necessário um conhecimento especializado. O estudo aqui apresentado segue a linha de uma investigação qualitativa de caráter interpretativo e design de estudo de caso descritivo. Utilizou-se um quadro conceptual de Burgess, para analisar o conhecimento estatístico para ensinar.O objetivo de investigação foi: analisar o conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária (PE) com base nas suas aulas e respetivas reflexões no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Formulou-se, assim a seguinte questão de investigação: que conhecimento estatístico para ensinar mobilizou a PE, na sessão da experiência de ensino, no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB? Através da análise realizada, pode concluir-se que a PE evidencia conhecimento comum do conteúdo e alguns aspetos do conhecimento especializado do conteúdo, verificando-se algumas ausências que devem ser colmatadas. Os resultados comprovaram ainda poucas evidências no conhecimento do conteúdo e dos alunos e no conhecimento do conteúdo e do ensino, uma vez que o grau de profundidade e de abrangência nestas categorias ainda são um pouco limitadas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46820 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Literacia estatística | pt_PT |
dc.subject | conhecimento estatístico para ensinar | pt_PT |
dc.subject | pensamento estatístico | pt_PT |
dc.subject | Statistical literacy | pt_PT |
dc.subject | statistical knowledge to teach | pt_PT |
dc.subject | statistical thinking. | pt_PT |
dc.title | O conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária do 1º CEB | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 243 | pt_PT |
oaire.citation.issue | temático | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 232 | pt_PT |
oaire.citation.title | Exedra | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Fernando Manuel Lourenço | |
person.identifier | 0000000070715256 | |
person.identifier.ciencia-id | 8512-5BB4-6DFD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1812-2300 | |
person.identifier.rid | AAK-6934-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57217191490 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c |