Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.57 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, intitulado Formação Pessoal e Social: Intervenção Pedagógica no 1° Ciclo insere-se na unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e 1° Ciclo do Ensino Básico. A escolha desta área de intervenção resultou de algumas fragilidades observadas na turma de crianças com seis anos de idade do Colégio A., onde realizamos a Prática de Ensino Supervisionado (PES). O objetivo que pretendemos alcançar foi o desenvolvimento de valores como a responsabilidade, partilha e cooperação. Durante esta intervenção preocupámo-nos em incutir nas crianças a aprendizagem de atitudes, através de estratégias diferenciadas, valorizando a transversalidade das áreas de aprendizagem, visando sempre a construção dos saberes das crianças.
Para a recolha dos dados fundamentais deste trabalho utilizámos alguns métodos de investigação qualitativa, tendo sido a observação participante o mais utilizado. Estes procedimentos permitiram-nos recolher os elementos pretendidos para a realização das planificações e para a realização das perspetivas educacionais, dos objetivos e da intervenção. A revisão de literatura está marcada pela apresentação de alguns fundamentos da prática pedagógica nesta área, nomeadamente, a observação feita perante as práticas da professora titular onde se verificou a opção pela pedagogia transmissiva num modelo de escola tradicional, a permanente preocupação na transmissão dos conteúdos e uma exigente disciplina. Tendo em conta estas características, tentámos promover a formação pessoal e social, evidenciando os trabalhos em grupo para desenvolver a socialização, a partilha, a cooperação e a generosidade, pondo em prática a pedagogia participativa. Por vezes, o tempo é curto e não conseguimos trabalhar tudo aquilo que planeámos. Com estes trabalhos pretendemos que as crianças adquirissem os valores referidos e pudessem desenvolver um espírito crítico e assertivo.
Description
Keywords
Ensino Básico Formação Pessoal e Social Relação Professor/aluno Educação para a Cidadania