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Competências parentais na amamentação : contributos para um modelo de supervisão clínica em enfermagem

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A Supervisão Clínica em Enfermagem tem vindo a afirmar-se como um processo promotor da aprendizagem profissional contínua dos enfermeiros, conferindo suporte para a implementação de práticas clínicas seguras e de qualidade, estimulando a autoavaliação permanente e o desenvolvimento de capacidades analítico-reflexivas. A amamentação constitui um indicador da qualidade de saúde da criança, da mãe e consequentemente dos cuidados de saúde. O desenvolvimento de competências parentais na amamentação, para além de facilitar a adesão e a manutenção deste processo, reflete a excelência dos cuidados de enfermagem. Este estudo pretende avaliar as competências parentais na amamentação, no sentido de propor contributos para um modelo de supervisão clínica, que potencialize a segurança e a qualidade dos cuidados. Com esta investigação pretendeu-se atingir os seguintes objetivos: avaliar as competências parentais relativas à amamentação; identificar as necessidades dos pais, em conhecimentos e habilidades, referentes à amamentação e propor contributos para um modelo de supervisão clínica, que promova as competências parentais na amamentação. Para a sua realização optou-se por uma abordagem quantitativa, do tipo descritivo correlacional transversal. A amostra é constituída por 135 puérperas, que estiveram internadas no serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave – E.P.E., no período de 7 de fevereiro a 7 de abril de 2012. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o formulário, que permitiu não só avaliar as competências parentais na amamentação, mas também determinar alguns fatores condicionantes do desenvolvimento dessas competências. O tratamento estatístico de dados foi realizado no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), versão 20.0. XIV Pela análise dos dados foi possível identificar algumas variáveis determinantes do desenvolvimento das competências parentais na amamentação, tais como: o nível de escolaridade, o planeamento da gravidez, a preparação para a amamentação e o recurso a livros para obtenção de informação. Os resultados evidenciam que 49% (n=66) das mães apresentam conhecimentos muito fracos e fracos e 18% (n=22) apresentam habilidades muito fracas ou fracas na amamentação. Concluindo-se que globalmente as mães apresentam défices nas competências parentais na amamentação, o que poderá constituir um fator potenciador do abandono precoce da mesma. No que se refere aos cuidados de enfermagem verificou-se a existência de práticas que prejudicam o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na amamentação e contribuem para o abandono precoce, tais como: a iniciação tardia da amamentação, a introdução precoce do leite artificial, a falta de orientação e apoio na amamentação, por parte dos enfermeiros, no período pós-parto. A supervisão clínica pode constituir um meio para o desenvolvimento das competências dos enfermeiros, permitindo, desta forma, a melhoria generalizada das práticas e taxas (exclusividade e duração) da amamentação e potenciando a habilitação, segurança, confiança e satisfação dos pais, no campo da amamentação.

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Supervisão clínica Competências parentais Amamentação

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