Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Plano estratégico da Sanipower, S.A

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O tema escolhido para desenvolver este trabalho de projeto enquadra-se no âmbito do desenvolvimento de um plano estratégico aplicado à empresa Sanipower, S.A. com um horizonte temporal de 3 a 5 anos. O principal objetivo centra-se na aplicação de modelos académicos de gestão, numa empresa em contexto real de mercado, permitindo no final definir os objetivos estratégicos através do modelo de Balanced Scorecard. O projeto inicia-se com uma análise ao ambiente do mercado onde a empresa atua, recorrendo ao desenvolvimento do modelo das 5 forças de Porter, a uma análise aos principais concorrentes e aos fatores críticos de sucesso. No ponto seguinte, é desenvolvida a análise ao ambiente interno da organização, aplicando o modelo da análise da cadeia de valor. De seguida serão apresentados os modelos da matriz BCG e matriz de Ansoff que vão permitir concluir sobre as estratégias atuais de mercado. Após a contextualização operacional da Sanipower, S.A. será analisado o seu desempenho financeiro, recorrendo a instrumentos como a Demonstração de Resultados e o Balanço referentes aos anos de 2018 e 2019. Por fim, e para concluir o projeto serão identificados os objetivos estratégicos da Sanipower, S.A. através da aplicação do modelo de Balanced Scorecard. As principais conclusões deste projeto centram-se na capacidade que o desenvolvimento de um plano estratégico, através dos modelos aplicados, tem na forma como a empresa consegue responder às alterações do mercado, assim como a perceção do caminho que deve seguir para atingir os seus objetivos definidos.

Description

Keywords

Controlo de Gestão Estratégias Mercado Plano Estratégico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License