Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Compras electrónicas como suporte à aquisição de bens e serviços na FAP

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TII_CAP NUNO SANTOS.pdf385.3 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos últimos anos a proliferação da Internet e a globalização da economia têm criado condições para que o Comércio Electrónico se torne peça fundamental, tanto para empresas como para a Administração Pública. Actualmente, o Programa Nacional de Compras Electrónicas (PNCE) do Governo Português encontra-se numa fase de generalização, mas dele não faz parte o Ministério da Defesa Nacional (MDN), existindo, contudo, a Central de Compras do Ministério da Defesa Nacional, que nas suas funções, objectivos e competências, é um embrião para uma futura Unidade Ministerial de Compras, conforme preconizado no PNCE. Neste sentido parece inevitável que o Comércio Electrónico apareça na Força Aérea Portuguesa (FAP) nos próximos anos. Para a compreensão do Comércio Electrónico na FAP, partimos de uma complexa questão prévia, “Qual a contribuição do Comércio Electrónico para a aquisição de bens e serviços na Força Aérea Portuguesa?”. Procurando percepcionar a existência de algo que possa contribuir para a eficácia e eficiência da aquisição de bens e serviços na FAP. Para o efeito, utilizámos uma metodologia multidisciplinar, que implica o Aprovisionamento Público, a Economia e a Gestão, em que na primeira analisámos a contribuição para o princípio do planeamento centralizado e execução descentralizada, na segunda o facto do aumento do volume dos bens e serviços agregados diminuírem o preço de custo, e na terceira as funções da Gestão, o Planeamento, Organização, Direcção, e Controlo. Desta forma, perceber-se-á que a contribuição do Comércio Electrónico para a aquisição de material de expediente e a reserva de passagens aéreas está de acordo com o princípio do Aprovisionamento Público, planeamento centralizado e execução descentralizada, possibilita economias de escala, e por fim que contribui para que todas as funções da Gestão, Planeamento, Organização, Direcção e Controlo, sejam executadas segundo as melhores práticas. O Comércio Electrónico na FAP mais do que reduzir recursos financeiros, materiais, e humanos, é uma metodologia - uma nova forma de realizar a aquisição de bens e serviços -, e também é uma ferramenta - que devido à capacidade tecnológica associada, permitirá optimizar todas as tarefas diárias. Abstract: In the last years, the proliferation of Internet and globalization enabled the ECommerce to become one of the main resources, both for the private sector and Public Administration. In 2003, the Portuguese Government launched the E-Procurement Program for the Public Administration (EPPPP). However, the Ministry of Defence and thus, the Portuguese Air Force (POAF) are not part of the Program. Despite that, in the same year, inside the Ministry of Defence was created a Procurement Central Unit, very similar - in its goals and abilities – to the Ministerial Procurement Units (MPU) proposed by the EPPPP, therefore, it seems to be expectable that sooner or later the POAF will embrace the E-Commerce. To better understand how the E-Commerce could be used by the Portuguese Air Force, we put a basic question: “What will be the contribution of E-Commerce for procurement of goods and services in Portuguese Air Force?”. In order to devise how to improve the efficiency and the effectiveness of the POAF procurement cycle. In this study, we adopted a methodology dealing with Supply, Economics and Management, in the first case we analysed the centralised planning and the decentralised execution, in the second the scale economies, and in the third, the functions of Management: Planning, Organization, Direction and Control In the end we concluded that the use of E-Commerce for office supplies and airline ticket booking complies with the principle of centralised planning and decentralised execution, allows scale economies, and can be used within the Management for certain in Planning, Organization, Direction, and Control.

Description

Keywords

Agregação Aquisição B2A B2B Catálogo electrónico Comércio Electrónico Compra electrónica Controlo Economias de escala Execução descentralizada Gestão estratégica Gestão Transaccional Integração Leilões electrónicos Material de expediente Passagens aéreas Perfis de utilizadores Planeamento centralizado Plataformas electrónicas Política de aprovações Política de permissões Política de viagens Racionalização Self booking tools

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue