Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O geocaching e o turismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_FALCAO.pdf1.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Geocaching é uma atividade de caça ao tesouro em ascensão por todo o mundo, principalmente desde o ano de 2000. Como jogo que motiva à deslocação,para zonas afastadas da zona de residência, e ao conhecimento de novos locais, foi-se integrando, de forma crescente, na indústria do turismo. O objetivo deste trabalho de investigação é caracterizar os praticantes de Geocaching, compreender o seu perfil de prática, os seus comportamentos de viagem, as suas motivações para a realização deste jogo e conhecer os atributos de destino mais apreciados por este tipo de viajantes. Para o efeito foi aplicado um inquérito por questionário, online, a uma amostra de geocachers nacionais, maiores de 18 anos (n=613). Os dados foram tratados através do programa IBM SPSS Statistics (versão 21). A amostra é constituída maioritariamente por jovens, do género masculino, com escolaridade ao nível do ensino superior, trabalhadores em grupos profissionais qualificados e com rendimentos acima da média nacional. Foi usado o método da análise fatorial para reduzir os 26 itens das motivações para a prática de Geocaching em cinco dimensões:“Evasão”, “Independência/Autorrealização”, “Desafio/Aventura”, “Cultura/Conhecimento” e “Sociabilidade” e; para reduzir os 21 itens dos atributos mde destino em quatro dimensões: “Ambiente natural e socio cultural”, “Ambiente autêntico e genuíno”, “Serviços de lazer e turismo” e “Geoatributos”. A segmentação dos geocachers, baseada nas motivações, resultou em cinco grupos de praticantes: “Praticantes naturalista patrimoniais”, “Praticantes solitários”, “Praticantes aventureiros”, “Praticantes culturais”, e os “Praticantes sociabilizadores”. Estes seis segmentos foram caracterizados em função das características dos praticantes que os compõem. Estes dados podem fornecer informações importantes para o processo de tomada de decisões por diversos atores dos territórios onde ocorrem as atividades de Geocaching.

Description

Keywords

Planeamento do Turismo Destinos Turísticos

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue