Repository logo
 
Publication

Robôs na formação inicial de professores: uma experiência em contexto não formal

dc.contributor.authorSimas, Maria
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorFelício, Pedro
dc.date.accessioned2021-02-22T15:17:11Z
dc.date.available2021-02-22T15:17:11Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo surge como oportunidade de analisar uma atividade desenvolvida por uma estudante e dois professores constituída pela conceção, desenvolvimento e aplicação de um conjunto de propostas de carácter lúdico, num contexto não formal de educação, com crianças de 1.º e 2.º ciclo. As atividades foram desenvolvidas no âmbito de uma Unidade Curricular de Licenciatura, designada Carteira de Competências que tem por objetivo creditar aprendizagens e competências adquiridas e/ou desenvolvidas pelos/as estudantes em situações e contextos não-letivos. A atividade em estudo foi concebida para trabalhar o sistema digestivo e consiste em tabuleiros sobre os quais as crianças tinham de traçar percursos para resolver desafios que eram testados com a ajuda de um robô de solo. A análise dos resultados da experiência indicia que, para além do significativo envolvimento das crianças na atividade desenvolvida, esta parece ter contribuído para um melhor entendimento dos conceitos nela tratados. De notar, também, os aspetos relacionados com a autonomia e criatividade que a estudante em formação revelou, aspetos valorizados na Carteira de Competências.pt_PT
dc.description.abstractThis article configures an opportunity to analyse an activity developed by a student with the collaboration of two teachers consisting in the conception, development and application of a set of challenges of a playful nature, in a non-formal context of education, with pupils from 6 to 12 years old. The activities were developed within the scope of the curricular unit Competencies Portfolio, from the Education course, which aims to credit learning and skills acquired and / or developed by students in non-academic situations and contexts. The activity under study was designed to work on the digestive system and consists of trays on which children had to draw paths to solve challenges that were tested with the help of a soil robot. The analysis of the results of the experience indicates that, in addition to the significant involvement of the children in the activity developed, this seems to have contributed to a better understanding of the concepts treated in it. It is also worth noting the aspects related to the autonomy and creativity that the student in training revealed, aspects valued in the Competencies Portfolio unit.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSimas, M., Rodrigues, M.R. & Felício, P. (2020). Robôs na formação inicial de professores: Uma experiência em contexto não formal. Mediações, 8 (2), 4-14.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35605
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectPensamento computacionalpt_PT
dc.subjectRobôs e aprendizagempt_PT
dc.subjectInitial teacher trainingpt_PT
dc.subjectComputational thinkingpt_PT
dc.subjectRobots and learningpt_PT
dc.titleRobôs na formação inicial de professores: uma experiência em contexto não formalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.familyNameRebelo Felício
person.givenNameMaria do Rosário
person.givenNamePedro Miguel
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.ciencia-idDE13-E89B-F709
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.orcid0000-0003-3290-7363
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication8b9901d2-28c6-488e-ae25-cb417b19657b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8b9901d2-28c6-488e-ae25-cb417b19657b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
272-1499-10-PB.pdf
Size:
205.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format