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Análise comparativa à orientação profissional dos estudantes de ciências farmacêuticas
dc.contributor.advisor | Costa, Filipa Alves da | |
dc.contributor.author | Simões, Ana Rita Martins | |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T15:24:26Z | |
dc.date.available | 2018-01-17T15:24:26Z | |
dc.date.issued | 2017-12-07 | |
dc.description | Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz | pt_PT |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: Ainda que o mercado farmacêutico se encontre bastante competitivo, esta profissão apresenta diversas saídas profissionais. Sendo o leque de opções tão vasto, têm de existir fatores que influenciem a decisão pela área profissional a seguir e atitudes que diferenciem os candidatos. Estudos anteriores sugerem que a personalidade é um fator determinante na selecção do percurso profissional. OBJETIVOS: Avaliar se as Competências Pessoais e a Motivação profissional dos estudantes do MICF variam entre faculdades, e se as suas personalidades influenciam estas capacidades. Pretendeu-se ainda avaliar a evolução temporal das mesmas. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo pseudolongitudinal, entre 2015 e 2017, numa amostra de 553 alunos do ISCSEM, FFUL e FFUC, dos diferentes anos. Toda a informação foi recolhida utilizando três questionários: o CompeTEA, o TOM, e o GPPI, cada um deles representa uma das perspetivas psicológicas a ser estudada. Este último foi usado apenas no início do estudo, sendo os restantes aplicados repetidamente para acompanhar a evolução do aluno. Os dados foram analisados através dos testes paramétricos, considerando para todos eles um intervalo de confiança a 95%. RESULTADOS: Os resultados obtidos demonstraram que um curso universitário não altera as competências nem as motivações dos alunos ao longo do tempo sendo p>0,05 para ambas. No entanto, estas são diferentes entre universidades para competências como o trabalho em equipa, e são ainda afectadas pela personalidade. Para além disso, alterações nos planos curriculares podem permitir que os alunos desenvolvam mais competências necessárias, tal como se verificou no ISCSEM. CONCLUSÃO: Este estudo evidenciou que existem diferenças significativas nas competências pessoais entre os alunos, e na orientação motivacional, de acordo com os locais de ensino. Ainda que estas diferenças possam resultar de traços de personalidade, devem ser consideradas ao estabelecer os percursos de carreira mais adequados. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201812347 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20260 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Competências pessoais | pt_PT |
dc.subject | Personalidade | pt_PT |
dc.subject | Motivação profissional | pt_PT |
dc.subject | Farmacêuticos | pt_PT |
dc.title | Análise comparativa à orientação profissional dos estudantes de ciências farmacêuticas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas | pt_PT |