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Análise comparativa à orientação profissional dos estudantes de ciências farmacêuticas

dc.contributor.advisorCosta, Filipa Alves da
dc.contributor.authorSimões, Ana Rita Martins
dc.date.accessioned2018-01-17T15:24:26Z
dc.date.available2018-01-17T15:24:26Z
dc.date.issued2017-12-07
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Monizpt_PT
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Ainda que o mercado farmacêutico se encontre bastante competitivo, esta profissão apresenta diversas saídas profissionais. Sendo o leque de opções tão vasto, têm de existir fatores que influenciem a decisão pela área profissional a seguir e atitudes que diferenciem os candidatos. Estudos anteriores sugerem que a personalidade é um fator determinante na selecção do percurso profissional. OBJETIVOS: Avaliar se as Competências Pessoais e a Motivação profissional dos estudantes do MICF variam entre faculdades, e se as suas personalidades influenciam estas capacidades. Pretendeu-se ainda avaliar a evolução temporal das mesmas. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo pseudolongitudinal, entre 2015 e 2017, numa amostra de 553 alunos do ISCSEM, FFUL e FFUC, dos diferentes anos. Toda a informação foi recolhida utilizando três questionários: o CompeTEA, o TOM, e o GPPI, cada um deles representa uma das perspetivas psicológicas a ser estudada. Este último foi usado apenas no início do estudo, sendo os restantes aplicados repetidamente para acompanhar a evolução do aluno. Os dados foram analisados através dos testes paramétricos, considerando para todos eles um intervalo de confiança a 95%. RESULTADOS: Os resultados obtidos demonstraram que um curso universitário não altera as competências nem as motivações dos alunos ao longo do tempo sendo p>0,05 para ambas. No entanto, estas são diferentes entre universidades para competências como o trabalho em equipa, e são ainda afectadas pela personalidade. Para além disso, alterações nos planos curriculares podem permitir que os alunos desenvolvam mais competências necessárias, tal como se verificou no ISCSEM. CONCLUSÃO: Este estudo evidenciou que existem diferenças significativas nas competências pessoais entre os alunos, e na orientação motivacional, de acordo com os locais de ensino. Ainda que estas diferenças possam resultar de traços de personalidade, devem ser consideradas ao estabelecer os percursos de carreira mais adequados.pt_PT
dc.identifier.tid201812347pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20260
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetências pessoaispt_PT
dc.subjectPersonalidadept_PT
dc.subjectMotivação profissionalpt_PT
dc.subjectFarmacêuticospt_PT
dc.titleAnálise comparativa à orientação profissional dos estudantes de ciências farmacêuticaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Ciências Farmacêuticaspt_PT

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