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Authors
Abstract(s)
Ao buscar uma instituição de ensino superior (IES) para matricular-se, os futuros alunos
têm contato com diversos canais dessas instituições ao longo de sua jornada. O website
institucional está entre esses canais e a forma como ele é projetado pode influenciar em
quão engajados os seus visitantes ficam. O comportamento dos usuários é monitorado por
meio da coleta de dados de suas interações em ferramentas de Web Analytics, permitindo a
sua análise e, consequentemente, a geração de insights, que podem ser utilizados na
melhora do engajamento dos usuários no site. Esse estudo de caso propõe o uso de técnicas
de Data Mining para a geração de insights em uma IES portuguesa, com apoio do método
CRISP-DM. Para poder coletar, armazenar e transformar os dados foram utilizadas as
ferramentas Google Tag Manager, Analytics, BigQuery e Data Studio. Já para a
modelagem estatística foram usados o algoritmo Naive Bayes, o Modelo Linear Geral, a
Regressão Logística, o Fast Large Margin e a Árvore de Decisão com o apoio da
ferramenta RapidMiner. Entre os principais resultados encontra-se o facto de as páginas
dos cursos e de suas unidades curriculares atraírem um maior volume dos usuários, mas em
que eles têm um menor engajamento. Por outro lado, as páginas com conteúdos mais
generalistas atraem usuários que resultam em maior engajamento, assim como as páginas
dos cursos de mestrado e de outros cursos da instituição. Este trabalho deixa abertura para
a investigação de como aumentar o engajamento dos usuários que chegam pelas páginas
que atraem mais volume de usuários e sobre como o reconhecimento da marca pode
impulsionar a atração dos usuários pelas páginas que geralmente levam a maiores níveis de
engajamento.
Description
Keywords
Educação superior Marketing digital Web analytics Data mining Machine learning Experiência do cliente Web design CRISP-DM