Repository logo
 
Publication

A criatividade: a necessidade da promoção da atividade criadora o pré-escolar

dc.contributor.advisorLatka, Joanna
dc.contributor.authorMoser, Vera Maria Dória Nóbrega de
dc.date.accessioned2016-01-22T17:40:30Z
dc.date.available2016-01-22T17:40:30Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente relatório trata de uma investigação-ação, baseado no tema da promoção da criatividade através da Expressão Plástica. O indivíduo vai-se apoderando dos processos criativos através da produção e da posterior reflexão do trabalho realizado. É a partir do juízo que a criança realiza, que o educador é capaz de recolher informações sobre os seus sentimentos e o modo como esta observa o mundo que a rodeia. “A expressão plástica não se limita a comunicar apenas mensagens convencionais mas também algo de muito pessoal, que pode levar a alterar códigos conhecidos.” (Rodrigues, 2002, p. 14). Com a realização deste relatório, pretendemos fomentar os processos criativos das crianças e ainda compreender a forma como a educadora trabalhava na sala de 5 anos de um colégio em Lisboa. Refletimos também sobre o papel do adulto, como membro incentivador ou inibidor da ação criadora. Durante todo o percurso tivemos em conta a diversidade das técnicas utilizadas, fomentando o conhecimento do grupo. Realizamos observações e intervenções planeadas, promovendo as áreas de interesse do estudo. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é evidenciar as potencialidades da atividade criadora da criança, frisando a urgência no ato do desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractThe following research project consists of an investigation based on a theme promoting creativity through the plastics. It is through the production of numerous essays and the posterior reflection and judgement of the work accomplished, that an individual starts to possess creative processes. It is from our judgement, elaborated from its production, that a kindergarten teacher is capable of gathering information about a child’s feelings and the way in which they view their surroundings/ the world around them. “A expressão plástica não se limita a comunicar apenas mensagens convencionais mas também algo de muito pessoal, que pode levar a alterar códigos conhecidos.” (Rodrigues, 2002, p. 14). With the completion of this report, we aim to develop children’s creative learning and understand the ways in which the kindergarten teacher worked in a class of 5 year olds from a school in Lisbon. On top of that, the role of the adult is still portrayed as being an incentive one towards the children. Throughout the whole way, the diverse techniques used have been taken into account, stimulating the group knowledge. Planned observations and interventions have also been fulfilled, promoting the interest areas in the study. Thus, the focal objective of this exploration is to highlight the potential of the founding activities of a child, emphasising greatly on the developing stage.pt_PT
dc.identifier.tid201856034
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11066
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectProcessos Criativospt_PT
dc.subjectExpressão Plásticapt_PT
dc.subjectPré-Escolarpt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectCriativitypt_PT
dc.subjectCreativ Processpt_PT
dc.subjectArtistic Expressionpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectKindergarten Teacherpt_PT
dc.titleA criatividade: a necessidade da promoção da atividade criadora o pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestreado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A CRIATIVIDADE.pdf
Size:
2.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: