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Dissertação | 1.27 MB | Adobe PDF |
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Fruto das constantes e rápidas alterações impostas pelos mercados, torna-se necessário um controlo mais eficiente e com menos intervenientes nas cadeias de abastecimentos, sendo que hoje, a redução dos custos associados às operações não críticas, torna-se um imperativo para a grande parte das empresas.
Deste modo, esta dissertação aborda a situação do modelo atual de compras de diversos produtos de catering suportado pela TAP Portugal nas cadeias de abastecimento Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa e analisa uma alternativa de modelo de compras que eventualmente possa implicar menores custos globais e a manutenção dos níveis de eficiência já registados.
Na prossecução destes objetivos principais, além desta dissertação ser um contributo à literatura já existente, e numa perspetiva empírica, numa primeira fase procedeu-se à seleção dos materiais em armazém, selecionando aqueles que contribuíram para o estudo. Procedeu-se à análise estatística desses materiais durante o ano de 2011, desde a sua caracterização técnica, consumos, encomendas processadas, custos de distribuição e armazenagem, e por fim, os custos globais implícitos. Numa segunda fase, tendo como objetivo identificar uma possível alternativa de modelo de custos, é desenvolvido um estudo do mercado brasileiro, que visa identificar quais os custos que a empresa pode eventualmente suportar por adquirir diretamente os produtos aos fornecedores locais.
A dissertação termina no capítulo 6, com a apresentação das principais conclusões. Independentemente das conclusões obtidas, o modelo alternativo de compras figura-se apenas como um projeto-piloto, ou seja, mesmo que os resultados sejam favoráveis, a sua implementação não é totalmente certa.
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Logística Cadeia de Abastecimento Gestão de Compras Custos Eficiência