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Comportamentos de procura de saúde no âmbito da deteção precoce da doença oncológica em docentes e não docentes: Projeto de Desenvolvimento de Competências Clínicas Especializadas em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública

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No âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área Saúde Comunitária e de Saúde Pública foi realizado um estágio de natureza profissional na Unidade de Saúde Pública e numa Unidade de Cuidados na Comunidade de um Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto. O estágio teve a duração de 510 horas divididas em partes iguais entre as duas unidades. O presente relatório teve como objetivo descrever o trabalho desenvolvido ao longo do estágio e a forma como foram desenvolvidas as competências comuns e específicas inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. De modo a desenvolver as competências relativas ao Planeamento em Saúde, procedeu-se à elaboração e implementação de um projeto de intervenção na população de docentes e não docentes dos agrupamentos de escolas da área de abrangência das unidades funcionais referidas. O diagnóstico de situação decorreu entre março e abril de 2023 e partiu da implementação de um questionário de avaliação de necessidades relativamente à deteção precoce no âmbito da doença oncológica. De forma a dar resposta às necessidades identificadas procedeu-se à elaboração e implementação do projeto Detetar para Viver. As atividades desenvolvidas tiveram por base a educação para a saúde e o marketing social e para desenvolver alguns materiais foi constituída uma parceria com uma Escola Profissional. A implementação das atividades decorreu entre novembro de 2023 e janeiro de 2024 em três agrupamentos de escola e numa escola não agrupada. No total foram abrangidos pelo projeto 1053 indivíduos entre docentes e não docentes, totalizando 23 escolas. A avaliação do impacto do projeto foi planeada para maio e junho de 2026, contudo procedeu-se à avaliação dos indicadores de monitorização das atividades. No global houve satisfação dos participantes com as atividades desenvolvidas, todavia alguns indicadores como a adesão não foram alcançados, evidenciando a necessidade de continuidade. Outras atividades foram desenvolvidas com vista à aquisição de competências, nomeadamente vigilância epidemiológica, coordenação de programas e capacitação de grupos vulneráveis. Acredita-se que o trabalho desenvolvido contribuiu para o desenvolvimento de todas as competências do enfermeiro especialista e o presente relatório constituiu um espaço importante de reflexão.
A professional internship was carried out in a Public Health Unit and in one Community Care Unit of a Group of Health Centers in OPorto, within the scope of the Master's degree obtention of the master’s degree in Community Nursing in the specific area of Community Health and Public Health. There were 510 hours dedicated to the internship, who were divided equally between the two units. This report aims to describe the work developed throughout the internship and how common and specific competencies inherent to the Specialist Nurse in Community Nursing in the subject of Community Health Nursing and Public Health Nursing were developed. In order to develop skills related to Health Planning, a project intervention was designed and implemented, targeting the population of teachers and non-teaching staff in the School Clusters within the catchment area of the functional units aforementioned. The situational diagnosis took place between March and April 2023, starting with the implementation of a needs assessment questionnaire regarding early detection of oncological diseases. In response to the identified needs, it was designed and implemented the Detetar para viver project. The activities developed were based on health education and social marketing. To create some materials, a partnership was formed with a Vocational School. The activities were implemented between November 2023 and January 2024 in three school clusters and one non-clustered school. In total, the project covered 1,053 people, including both teachers and non-teaching staff, across 23 schools. The assessment of the project's impact was scheduled for May and June 2026, however, the activity monitoring indicators were assessed. Overall, participants were satisfied with the activities carried out, nevertheless, some indicators such as adherence were not achieved, highlighting the need for continuity. Other activities were developed with the aim of acquiring skills, namely epidemiological surveillance, program coordination and empowerment of vulnerable groups. It is believed that the work developed contributed to the development of all the specialist nurse's competencies, and this report constituted an important space for reflection.

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Keywords

Comportamento / procura de saúde Saúde Comunitária Enfermagem Relatório de estágio

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