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Authors
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Abstract(s)
O conceito ‘positivo’ tem obtido cada vez maior destaque no
léxico da sociedade atual e ganha maior importância quando aplicado em contexto
de saúde mental, na medida em que cada vez mais estudos e organizações
defendem um modelo de saúde através do empowerment das emoções mais
positivas, melhorando a capacidade de enfrentamento da adversidade e no
prolongamento da esperança média de vida. Baseado nos estudos do Modelo
Multifatorial de Teresa Lluch, foi proposto para o presente trabalho a conceção de
um programa promotor de saúde mental positiva no âmbito de enfermagem de
saúde mental direcionado para professores do ensino básico.
Objetivos:
Elaborar um programa de enfermagem em Saúde Mental Positiva
baseado no Modelo Multifatorial de Teresa Lluch;
Realizar uma revisão de literatura acerca do tema em questão;
Implementar um projeto de Saúde Mental no âmbito da carteira de
serviços dos Cuidados de Saúde Primários, como resposta às diretrizes
do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE, 2015);
Alargar o conhecimento e prática na área da Enfermagem no âmbito da
Saúde Mental Positiva.
Material e Métodos: Foi realizada uma investigação de tipo qualitativo e
quantitativo em duas partes. Na primeira parte foi efetuada uma revisão de literatura
adjacente ao tema, tendo sido analisados 6 programas de inteligência emocional e
psicologia positiva. Esta análise forneceu o conteúdo teórico para estruturar o
programa relativamente ao número de sessões, duração e seus procedimentos. Na
segunda parte foi apresentada a validação dos procedimentos através de um
estudo e-Delphi. O estudo e-Delphi contemplou duas rondas de carácter qualitativo
e quantitativo, tendo sido selecionado um grupo de 20 peritos para sugerir
alterações, opiniões e validar procedimentos através de uma escala de Likert. Resultados: Na primeira ronda do estudo e-Delphi foi fornecido um
questionário aberto, o qual permitiu recolher opiniões específicas acerca da área
em estudo. Foram colocadas 5 questões aos peritos, tendo sido obtida
concordância positiva em todas as questões, com algumas sugestões e alterações,
tendo algumas sido aceites e outras não, com a respetiva justificação. Na segunda
ronda, foi proposta uma validação através da obtenção do nível de concordância
quanto à totalidade dos procedimentos do programa. O consenso obtido foi positivo,
com uma percentagem de respostas a variar entre os 73,7% e os 99%.
Conclusões: A realização deste trabalho permitiu realizar um ‘ensaio de
validação de um programa’ para poder ser utilizado em estudos posteriores, uma
vez que se pretende para dar resposta à necessidade de aplicação prática de
projetos de intervenção de enfermagem no setor da saúde mental positiva. No que
diz respeito à validação de conteúdos do programa proposto, a generalidade dos
peritos considera pertinente e de grande utilidade para a prática de enfermagem a
implementação programa de saúde mental positiva.
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Keywords
Enfermagem de Saúde Mental Saúde mental positiva