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Conceção de um programa de Saúde Mental Positiva para docentes do ensino básico

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O conceito ‘positivo’ tem obtido cada vez maior destaque no léxico da sociedade atual e ganha maior importância quando aplicado em contexto de saúde mental, na medida em que cada vez mais estudos e organizações defendem um modelo de saúde através do empowerment das emoções mais positivas, melhorando a capacidade de enfrentamento da adversidade e no prolongamento da esperança média de vida. Baseado nos estudos do Modelo Multifatorial de Teresa Lluch, foi proposto para o presente trabalho a conceção de um programa promotor de saúde mental positiva no âmbito de enfermagem de saúde mental direcionado para professores do ensino básico. Objetivos:  Elaborar um programa de enfermagem em Saúde Mental Positiva baseado no Modelo Multifatorial de Teresa Lluch;  Realizar uma revisão de literatura acerca do tema em questão;  Implementar um projeto de Saúde Mental no âmbito da carteira de serviços dos Cuidados de Saúde Primários, como resposta às diretrizes do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE, 2015);  Alargar o conhecimento e prática na área da Enfermagem no âmbito da Saúde Mental Positiva. Material e Métodos: Foi realizada uma investigação de tipo qualitativo e quantitativo em duas partes. Na primeira parte foi efetuada uma revisão de literatura adjacente ao tema, tendo sido analisados 6 programas de inteligência emocional e psicologia positiva. Esta análise forneceu o conteúdo teórico para estruturar o programa relativamente ao número de sessões, duração e seus procedimentos. Na segunda parte foi apresentada a validação dos procedimentos através de um estudo e-Delphi. O estudo e-Delphi contemplou duas rondas de carácter qualitativo e quantitativo, tendo sido selecionado um grupo de 20 peritos para sugerir alterações, opiniões e validar procedimentos através de uma escala de Likert. Resultados: Na primeira ronda do estudo e-Delphi foi fornecido um questionário aberto, o qual permitiu recolher opiniões específicas acerca da área em estudo. Foram colocadas 5 questões aos peritos, tendo sido obtida concordância positiva em todas as questões, com algumas sugestões e alterações, tendo algumas sido aceites e outras não, com a respetiva justificação. Na segunda ronda, foi proposta uma validação através da obtenção do nível de concordância quanto à totalidade dos procedimentos do programa. O consenso obtido foi positivo, com uma percentagem de respostas a variar entre os 73,7% e os 99%. Conclusões: A realização deste trabalho permitiu realizar um ‘ensaio de validação de um programa’ para poder ser utilizado em estudos posteriores, uma vez que se pretende para dar resposta à necessidade de aplicação prática de projetos de intervenção de enfermagem no setor da saúde mental positiva. No que diz respeito à validação de conteúdos do programa proposto, a generalidade dos peritos considera pertinente e de grande utilidade para a prática de enfermagem a implementação programa de saúde mental positiva.

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Enfermagem de Saúde Mental Saúde mental positiva

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