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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
"presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão dos
processos subjacentes à utilização de materiais didáticos no ensino da matemática, através
da clarificação de diversos aspetos relacionados com o seu efeito na aprendizagem
da matemática. Neste sentido, foram contemplados aspetos relacionados com o modo
como as crianças aderem à utilização dos materiais propostos, quais os efeitos da sua
utilização na resolução das tarefas propostas, e que tipo de dificuldades foram sentidas
durante o seu manuseamento.
Para esta investigação foi elaborado um Estudo de Caso, numa abordagem qualitativa.
A análise e interpretação foram feitas a partir de produções escritas e orais dos
alunos, recolhidas durante a resolução das tarefas propostas. Todos os dados foram
recolhidos no período de duração da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico.
Em termos gerais, os alunos aderiram muito positivamente à presença e utilização
de todos os materiais didáticos manipuláveis, sendo que estes tiveram um efeito muito
importante na aprendizagem matemática dos alunos. Ao longo da resolução das tarefas,
verificou-se que os principais problemas se prenderam com a incompreensão de conceitos
matemáticos, e nunca a presença do material. Assim e tendo em conta que as dificuldades
foram superadas, na maioria das situações, com a manipulação do material,
posso concluir que foi uma mais-valia para as crianças terem sido levadas a manipulálos."
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
Keywords
Materiais manipuláveis Ensino e aprendizagem da matemática Matemática no 1º ciclo
Pedagogical Context
Citation
Contente, I.M. (2012). A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
