| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.72 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A formação e o treino são componentes fundamentais para a eficácia das Forças de
Operações Especiais, garantindo que os seus elementos possuam as competências
necessárias para operar em ambientes de elevada exigência e complexidade. Esta
investigação tem como objetivo analisar e caracterizar o Sistema Integrado de Formação e
Treino adotado no Centro de Tropas de Operações Especiais, explorando a sua estrutura,
impacto operacional e desafios inerentes à sua implementação e desenvolvimento.
A metodologia adotada baseia-se numa revisão narrativa da literatura, recorrendo à
análise de documentos, manuais nacionais e estrangeiros e estudos anteriores sobre o tema,
complementada com a realização de entrevistas a oficiais portugueses, espanhóis e romenos
da especialidade de Operações Especiais. Através destes testemunhos diretos, procurou-se
obter uma perspetiva prática sobre a aplicação do Sistema Integrado de Formação e Treino,
os seus benefícios e limitações, bem como identificar oportunidades de melhoria.
Os principais resultados demonstram que a eficácia do sistema depende de uma
abordagem holística, que integre componentes teóricas, práticas e operacionais de forma
equilibrada. Além disso, a investigação aponta para a necessidade de adaptação contínua do
sistema às novas realidades operacionais e tecnológicas, bem como a importância de
mecanismos que proporcionem uma apreciação contínua para a sua melhoria. A investigação
identifica algumas limitações significativas, como a morosidade nos processos formais de
atualização dos referenciais de curso e manuais, instabilidade dos seus quadros formadores
e um nível baixo de performance física dos formandos, finda a primeira fase do Curso de
Operações Especiais.
Conclui-se que o Sistema Integrado de Formação e Treino constitui uma base sólida
para a formação em Operações Especiais, mas a sua consolidação requer medidas estruturais
que reforcem a estabilidade, agilizem os mecanismos de atualização e assegurem a
continuidade institucional do modelo.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
