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Authors
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Abstract(s)
Na procura da excelência dos cuidados de enfermagem, a Supervisão
Clínica (SC) apresenta-se como estratégia potenciadora do cuidar baseado na
reflexão das práticas, que se pretende resultar em indicadores de qualidade
institucionais. O caráter reflexivo da Supervisão Clínica em Enfermagem (SCE)
promove nos enfermeiros uma mudança positiva no seu desenvolvimento pessoal e
profissional, tornando-os mais conscientes da sua prática e responsabilizando-os
pela prestação de cuidados seguros, isentos de riscos, assim como de qualidade
aos seus clientes.
Atendendo à especificidade de um serviço de Pediatria, no que concerne
aos vários intervenientes no processo de cuidados à criança, nomeadamente os
pais, a implementação de práticas supervisivas adquire especial importância, na
medida em que o enfermeiro vê as suas ações avaliadas por diferentes agentes
participativos nos cuidados à criança.
Neste âmbito, realizou-se o presente estudo com a finalidade de perceber
as políticas de supervisão de pares em uso num serviço de Pediatria e as
dimensões que os enfermeiros consideram relevantes para um programa de SCE.
Os objetivos delineados para esta investigação passam por conhecer as
perceções dos participantes sobre a SCE, identificar as atividades de supervisão
desenvolvidas num serviço de Pediatria, identificar as atividades de supervisão
desenvolvidas pelos participantes e conhecer as dimensões que os participantes
consideram relevantes para um programa de SCE, num serviço de Pediatria.
Para atingir estes objetivos, foi aplicada a metodologia qualitativa. Tratase
de um estudo de caráter exploratório, em que o instrumento de recolha de
dados foi a entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra não probabilística
intencional composta por 12 enfermeiros de um serviço de Pediatria.
XIV
No tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, com Bardin
(2004) como referência. Da análise dos dados resultaram cinco domínios:
“Representações sobre a SCE”, “Representações sobre o Supervisor Clínico”,
“SCE em uso”, “SCE desejada” e “SCE, Segurança e Qualidade dos Cuidados”,
assim como as respetivas categorias e subcategorias.
Os resultados obtidos permitiram perceber que existem ainda muitas
dúvidas relativas ao tema da SCE, evidenciando a necessidade de prover os
enfermeiros de formação sobre o tema, antes de dar início a um processo de
implementação de práticas supervisivas no serviço. Conclui-se, ainda, que os
enfermeiros consideram importante a SCE para a qualidade dos cuidados prestados
em Pediatria. Lamentaram a inexistência de políticas formais de supervisão no
serviço, reconheceram a sua necessidade para o serviço e mostraram-se motivados
para uma possível implementação. Foi possível aferir a importância atribuída ao
envolvimento da instituição para o sucesso de um programa de SCE no serviço.
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Keywords
Supervisão clínica em enfermagem Qualidade dos cuidados Pediatria