Repository logo
 
Publication

Os putos também fazem filmes?

dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorGrácio, João
dc.date.accessioned2016-02-25T14:46:58Z
dc.date.available2016-02-25T14:46:58Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo analisa a metodologia de ensino e aprendizagem adoptada numa sala de 3º e 4º ano de 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e a inclusão das tecnologias nesse contexto. O professor optou por uma metodologia de carácter construtivista, centrada no trabalho dos alunos e na exposição do seu trabalho aos colegas e à crítica do grande grupo. Em todas as fases do trabalho se registou a presença das tecnologias que se constituíram como uma ferramenta de suporte à aprendizagem dos astros mas, cuja utilização, proporcionou também o desenvolvimento de competências de utilização das próprias tecnologias. O desenvolvimento destas competências tem cada vez mais importância, não só pela presença das tecnologias no quotidiano do século XXI e pela importância que podem ter nas profissões futuras destes alunos, mas também pelo valor que lhes atribuem as recentes metas de aprendizagem publicadas pelo Ministério da Educação.pt_PT
dc.description.abstractThis article intends to analyse the teaching and learning methodology adopted in a 3rd and 4th grade classroom (1.º Ciclo) and the use of technologies involved. The teacher has chosen a constructivist methodology approach centralized on the students’ work and its presentation to their colleagues’ appreciation and critique. Along the work, we were not only able to see the presence of technology as a support to the chosen learning content [space and stars] but it has also permitted the development of technologies’ skills itself. The development of such skills comes forward as being of high contemporary relevance either due to its present increasing importance in personal, education and work contexts and, consequently, its useful role in the student’s future, as well as the significant value given to these skills by the Portuguese Ministry of Education.en
dc.identifier.issn1646-9526
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11454
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.exedrajournal.com/?p=137pt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subject1º Ciclo de ensino básicopt_PT
dc.subjectMultimédiapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectICTen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectPrimary schoolen
dc.subjectMultimediaen
dc.subjectLearningen
dc.titleOs putos também fazem filmes?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage55pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
oaire.citation.titleEXEDRA: Revista Científica da Escola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Os putos também fazem filmes - p. 37.pdf
Size:
226.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: