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Impacto de um programa de educação sexual em adolescentes em meio escolar
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cantante, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Valadar, Marta Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T15:30:48Z | |
dc.date.available | 2020-02-05T15:30:48Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A adolescência refere-se ao período final do desenvolvimento humano entre o início da puberdade e o estado adulto, em que o indivíduo encontra-se num processo de maturidade envolvendo transformações de ordem física, emocionais, cognitivas, bem como sociais. É nesta fase que a sexualidade assume um papel fundamental. A Educação Sexual e de acordo com o Programa Nacional de Saúde Escolar 2015 em que um dos eixos assenta na aquisição de conhecimentos, capacidades e competências em promoção da saúde sendo a Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção das Doenças Transmitidas Sexualmente como projeto prioritário no ensino secundário emerge a necessidade de avaliar o impacto de um Programa de Educação Sexual em Adolescentes em Meio Escolar. Este estudo pretende avaliar os conhecimentos retidos após dois anos de intervenção do Programa, comparando-os com os conhecimentos iniciais e finais. Este programa foi implementado no ano letivo 2016/2107 nos alunos do 10º ano de escolaridade. O presente estudo tem um desenho descritivo longitudinal, de carácter quantitativo, com uma população de 227 alunos que frequentaram no ano letivo 2018/2019 o 12º ano de escolaridade de duas escolas públicas da área de abrangência da Unidade de Cuidados da Comunidade de Matosinhos. Da análise dos resultados, concluiu-se que a maioria dos adolescentes teve um ganho na taxa média dos conhecimentos do momento de avaliação inicial para momento de avaliação final. Na avaliação de impacto, passados dois anos após a implementação do programa a taxa média de conhecimentos aumentou ligeiramente na Sexualidade: conceito e dimensões assim como na Dimensão biológica da Sexualidade. No que diz respeito às taxas médias de conhecimento sobre Relações Interpessoais e Métodos Contracetivos e Infeções Sexualmente Transmissíveis houve um ligeiro decréscimo do momento de avaliação final para o momento de avaliação de impacto. No que se refere às implicações deste estudo para a Educação Sexual em meio escolar destaca-se a importância da visão holística e multidimensional da sexualidade e o papel dos Enfermeiros que fazem parte das Equipas de Saúde Escolar que é primordial na promoção de adoção de comportamentos saudáveis por parte dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202384438 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31237 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Sexual | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_PT |
dc.title | Impacto de um programa de educação sexual em adolescentes em meio escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria | pt_PT |