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Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos tem emergido uma crescente preocupação com as questões ambientais em
todos os elementos da sociedade. Nas quais se enquadra a problemática dos impactos
ambientais das actividades empresarias. Actualmente, as empresas sofrem pressões da
sociedade para actuarem de uma forma mais responsável ao nível do ambiente. Estes aspectos
tem exigido uma melhor divulgação dos aspectos ambientais por parte das empresas. Neste
aspecto podemos ter empresas pró-activas no âmbito da divulgação ambiental e/ou empresas
que apenas um fazem de forma compulsiva. A Informação constitui um dos principais
aspectos da sociedade dos nossos dias. A divulgação da informação de âmbito ambiental
apresenta uma emergente importância, mas ainda não constitui um processo harmonizado
entre as empresas que o desenvolvem dado a heterogeneidade de informação divulgada.Neste
trabalho procurou-se analisar as práticas correntes de divulgação ambiental de duas amostras
de empresas: cotadas e não cotadas durante o período de 2004-2006. O triénio de referência
de introdução de normativo contabilístico no âmbito da divulgação ambiental.
Os resultados obtidos revelam que as empresas da amostra demonstram uma preocupação em
realizar uma divulgação financeira da informação ambiental, principalmente, as que
pertencem a sectores sensíveis aos problemas ambientais, isto é, indústrias que se
caracterizam por possuírem actividades que apresentam impactos ambientais significativos.
No entanto, não existe uma homogeneidade na informação divulgada em função das
diferentes políticas de divulgação adoptadas.
Description
Comunicação apresentada em X Seminário Hispano-Luso de Economia Empresarial, Huelva
Keywords
Ambiente Divulgação Normas contabilísticas