Publication
Comunicação pedagógica e relacional em uma consulta periodontológica
| dc.contributor.author | Dias, Maria do Rosário de Fátima Martins | |
| dc.contributor.author | Sebastião, Fátima Joana de Campos | |
| dc.contributor.author | Silva, Maria Matilde Rosa Tomaz Pinto da | |
| dc.date.accessioned | 2016-09-16T14:10:41Z | |
| dc.date.available | 2016-09-16T14:10:41Z | |
| dc.date.issued | 2014-12 | |
| dc.description.abstract | "No tratamento da doença periodontal existe uma forte vertente de motivação e educação do doente para que possa existir a possibilidade de melhoria visto que o seu tratamento é feito em parceria pelo cirurgião-dentista e pelo próprio doente. O presente estudo de caso abordou a educação e como ela pode dar resultados positivos na terapia. Foi analisado o impacto pedagógico do uso de instrumentos e pictogramas durante a consulta e para o uso do paciente em casa. Estes instrumentos foram um modelo, suporte informativo, livro e kit de higiene bucal. Os resultados demonstram uma clara mudança na perspectiva da nossa doente, visto no vídeo pela mudança assistida na comunicação relacional, e desta forma uma modificação na sua preocupação para com a sua doença. Deste modo sua recuperação será feita com mais facilidade. Conclui-se que o presente estudo teve um resultado claramente positivo e sugere-se o seu acompanhamento com mais participantes. Este, embora valha por si só, permite compreender os diferentes e sutis pormenores que é a comunicação não-verbal e como esta é realmente o componente que mais dirige e orienta as consultas odontológicas. Com este tipo de estudo, conseguimos adotar para a nossa prática clínica, e vivência pessoal, uma postura humanizada e realista, e capturar realmente o que uma consulta odontológica é na sua essência." | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Braz J Periodontol - December 2014 - volume 24 - issue 04 - 24(4):50-56 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 0103-9393 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14725 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | SOBRAPE / Brazilian Society of Periodontology | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | http://www.revistasobrape.com.br/ed_dezembro_2014.asp | pt_PT |
| dc.subject | Doença periodontal | pt_PT |
| dc.subject | Adulto | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Motivação | pt_PT |
| dc.subject | Instrumento | pt_PT |
| dc.title | Comunicação pedagógica e relacional em uma consulta periodontológica | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 56 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 50 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Periodontia = Brazilian Journal of Periodontology | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 24(4) | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
