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A Eficácia da Publicidade em Jogos FPS

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCruz, Rui
dc.contributor.authorSilva, Hugo Manuel Pinto
dc.date.accessioned2016-04-28T09:02:35Z
dc.date.available2016-04-28T09:02:35Z
dc.date.issued2014-07-15
dc.description.abstractO desenvolvimento e a consequente popularidade das tecnologias digitais interativas e imersivas tem levado os consumidores a um maior poder seletivo, e as ferramentas multimédia passaram a ser mais apreciadas pelos diversos públicos. As tecnologias digitais levaram à criação de uma indústria de videojogos que se vem mantendo em elevado crescimento. Este crescimento dos videojogos tem vindo a despertar a curiosidade dos anunciantes que vêm neste meio uma alternativa para impactar o público que se vem afastando dos meios de comunicação tradicionais. Grandes empresas como a Apple, a Sony ou a Intel são presença constante nos videojogos, sobretudo nos que usam como suporte o computador. Uma presença sobre a forma de anúncio ou placement de produtos, sendo que um anúncio implementado de forma adequada pode levar a um crescimento nas vendas e/ou à reputação da marca. É neste contexto que o estudo incide na análise da eficácia da publicidade incorporada em videojogos ou que usa os videojogos como suporte da mensagem publicitária. O estudo faz uma revisão bibliográfica sobre a publicidade nos videojogos com o objetivo de melhor compreender a ascensão da publicidade nestas plataformas e respetivas caraterísticas, bem como aborda as principais variáveis representativas dos vários estilos de publicidade existentes neste meio de comunicação. O estudo recorre a um método que assenta no recurso a um projeto experimental, através da criação de um mapa de jogo específico para o estilo FPS, com anúncios customizados e colocados em vários locais do mapa, previamente definidos. O estudo investiga a relação que possa existir entre a eficácia dos anúncios e as experiências do jogador em reação ao conteúdo do jogo a partir da análise da retenção das marcas e do nível de intrusão da publicidade. O objetivo do estudo é poder, também, vir a contribuir para o aumento do conhecimento sobre o impacto da publicidade nos videojogos, e a criação de uma base para recomendações e sugestões de boas práticas que possam contribuir para o uso eficaz da publicidade neste novo meio de digital. Recorrendo a um focus group e a um questionário a jogadores de videojogos, após uma experiência de jogo, o estudo permite concluir que a publicidade do tipo interativo é a que garante maior taxa de recordação e que a publicidade em geral não só é aceite no jogo como é encarada como um elemento que torna o cenário de jogo mais realista. Por outro lado a existência de publicidade no jogo não é determinante na formação do processo de decisão de compra.pt_PT
dc.description.abstractThe development and consequent popularity of interactive and immersive digital technologies has led consumers to increasingly selective power, and multimedia have become more appreciated by diverse audiences. Digital technologies have led to the creation of a gaming industry which has been keeping on high growth. This growth of video games aroused the curiosity of advertisers who viewed it as means of an alternative way to impact the public that has been moving away from traditional media. Big companies like Apple, Sony and Intel are constant presence in video games, particularly those games which use the computer as a support. A presence on the form of advertisement or product placement. An advertisement implemented correctly can lead to a growth in sales and or brand reputation. It is in this context that the study focuses on analyzing the effectiveness of in-game advertising or using video games as a medium for advertising a message. The study organizes a literature review with the aim of understanding the rise of advertising in video games and respective characteristics, and determine the main variables represented in the various styles of advertising in this medium. The study uses a method based on the use of an experimental project by the creation of a game map for the FPS style, with custom advertisements placed in various previously defined locations of the map. The study examines the relationship that may exist between the effectiveness of ads and player experiences in reaction to the game content, from the analysis of the brands recall and the level of intrusion manifested by the player. The objective of the study is also to be able to contribute to the increase of knowledge about the impact of marketing in video games, and creating a basis for recommendations and suggestions for best practices that can contribute to the effective use of advertising in this new digital medium. Using a focus group and a questionnaire to game players, after a game experience, the study allows to conclude that interactive advertising is the type of advertisement that ensures higher rate of recall and that the advertising in general is not only accepted in the game as it is seen as an element that contributes to a more realistic game. On the other hand the existence of in-game advertising is not decisive in the formation of the buying decision process.pt_PT
dc.identifier.tid201134659pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13347
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdvergamept_PT
dc.subjectFirst person shooterpt_PT
dc.subjectProduct placementpt_PT
dc.subjectPublicidade em videjogospt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectRecordação de marcaspt_PT
dc.titleA Eficácia da Publicidade em Jogos FPSpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

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Dissertação M-MD - Eficácia da Publicidade em Jogos FPS - Hugo Silva 50029238.pdf
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