Publication
Influência de uma atividade paradesportivas nas aulas de educação física de uma escola privada nas atitudes em relação a inclusão de alunos com deficiência
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Willig, Renata | |
dc.contributor.author | Doutel, Delfim | |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T16:43:31Z | |
dc.date.available | 2024-11-12T16:43:31Z | |
dc.date.issued | 2024-06-27 | |
dc.description.abstract | O relatório foi elaborado durante o período de prática de ensino supervisionada realizada no Externato Frei Luís de Sousa. Para organizar as informações de maneira mais eficaz, o relatório está dividido em quatro áreas principais. Na Área I, Profissional, Social e Ética, o futuro professor de educação física focou em dedicar-se completamente aos seus alunos e à sua aprendizagem. Isso incluiu compartilhar conhecimentos essenciais para ajudar no progresso dos alunos, com o apoio e orientações do professor que desempenharam um papel importante no processo de ensino. Já a Área II, Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, aborda os procedimentos no processo de ensino, o planeamento das aulas na disciplina de educação física. Além disso, fornece uma visão abrangente do ensino, ressaltando as estratégias e métodos pedagógicos aplicados. A avaliação dos alunos também é detalhada incluindo os critérios e métodos utilizados, juntamente com os resultados obtidos. No que diz respeito ao planeamento, esta dimensão lida com questões relacionadas à disciplina de educação física e como ela considera vários fatores que influenciam a organização das aulas, para atender aos objetivos de cada turma e matéria. Relativamente ao ensino, são aplicadas diversas estratégias de forma a criar o melhor ambiente de aula possível, promovendo uma boa relação entre os alunos, o professor estagiário e as atividades. Na Área III, Participação na Escola e Relação com a Comunidade, apresenta detalhes com todas a atividades e projetos em que o professor estagiário esteve envolvido, tais como o desporto escolar, direção de turma, corta-mato, dias da cultura, demonstrando como ele se integrou na comunidade escolar. Destacamos a constante participação nas atividades como professor-estagiário, o que inclui o envolvimento em reuniões de departamento, lecionação de aulas, torneios internos e externos. Por fim, na Área IV, Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, apresenta o estudo científico desenvolvido, o qual tem o objetivo analisar as atitudes de alunos de uma escola privada em relação à inclusão de alunos com deficiência antes e depois de uma atividade paradesportiva na aula de Educação Física. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203720598 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/52772 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Paradesportisvas | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Deficiência | pt_PT |
dc.title | Influência de uma atividade paradesportivas nas aulas de educação física de uma escola privada nas atitudes em relação a inclusão de alunos com deficiência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |