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Derrames de Hidrocarbonetos no Mar
| datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente | |
| datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | |
| dc.contributor.advisor | Faria, Duarte Lynce | |
| dc.contributor.advisor | Neves, CTEN TSN-HIS Bruno Alexandre Gonçalves | |
| dc.contributor.author | Rosa, Mariana Luís | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T16:01:06Z | |
| dc.date.available | 2025-11-12T16:01:06Z | |
| dc.date.issued | 2025-09-17 | |
| dc.date.submitted | 2025-11-12 | |
| dc.description.abstract | Este estudo analisa a origem provável de uma mancha de poluição detetada por satélite a 5 de março de 2022, após o naufrágio do navio Felicity Ace ao largo dos Açores. Para tal, foram realizadas simulações de deriva inversa (backtracking) com o modelo numérico OpenDrift, utilizando o módulo OpenOil para representar o transporte superficial de hidrocarbonetos. Foram testadas quatro hipóteses, combinando duas posições iniciais (noroeste e nordeste da mancha) e duas janelas temporais (4 e 9 dias), com diferentes tipos de hidrocarbonetos (Fuel Oil No. 6, Fuel Oil No. 2 e Marine Diesel Oil), fatores de deriva pelo vento (0.0%, 1.5% e 3.0%) e valores de dispersão inicial (radius). A avaliação baseou-se em três critérios complementares: distância entre centróides, diferença de área e percentagem de partículas dentro da área estimada da mancha observada. Esta combinação permitiu comparar objetivamente os cenários e identificar os mais consistentes em termos espaciais e físicos. Os resultados indicaram que as simulações com janelas temporais mais curtas (4 dias), associadas ao Fuel Oil No. 6 e a fatores de deriva pelo vento mais elevados (1.5–3.0%), reproduziram com maior fiabilidade a extensão e a posição da mancha detetada, sobretudo para a hipótese com ponto inicial a nordeste. Já as simulações de maior duração apresentaram dispersão mais acentuada e menor sobreposição espacial. A análise reforça a importância da seleção criteriosa da posição inicial, da janela temporal e dos parâmetros físicos na modelação de backtracking, sobretudo quando os dados observacionais são limitados. As conclusões reforçam o potencial do OpenDrift como ferramenta de apoio à análise e gestão de eventos de poluição marinha, recomendando a exploração futura de novos critérios de avaliação, a aplicação a outros casos de estudo e a inclusão de processos adicionais, como o transporte tridimensional e a degradação dos hidrocarbonetos. | por |
| dc.description.abstract | This study analyzes the probable origin of an oil pollution slick detected by satellite on March 5, 2022, following the sinking of the Felicity Ace off the Azores. To this end, reverse drift (backtracking) simulations were carried out using the Open- Drift numerical model, with the OpenOil module representing the surface transport of hydrocarbons. Four hypotheses were tested, combining two initial positions (northwest and northeast of the slick) and two time windows (4 and 9 days), with different types of hydrocarbons (Fuel Oil No. 6, Fuel Oil No. 2, and Marine Diesel Oil), wind drift factors (0.0%, 1.5%, and 3.0%), and initial dispersion values (radius). The assessment relied on three complementary criteria: centroid distance, area difference, and the percentage of particles within the estimated extent of the observed slick. This combination allowed for an objective comparison of the scenarios and the identification of the most consistent ones in both spatial and physical terms. The results indicated that simulations with shorter time windows (4 days), associated with Fuel Oil No. 6 and higher wind drift factors (1.5–3.0%), most reliably reproduced the extent and position of the detected slick, particularly for the hypothesis with the initial point to the northeast. In contrast, longer-duration simulations resulted in greater dispersion and lower spatial overlap. This analysis highlights the importance of a careful selection of the initial position, time window, and physical parameters in backtracking modeling, especially when observational data are limited. The findings reinforce the potential of OpenDrift as a supporting tool for the analysis and management of marine pollution events, recommending the future exploration of new evaluation criteria, applications to other case studies, and the inclusion of additional processes such as three-dimensional transport and hydrocarbon weathering. | en |
| dc.identifier.tid | 204029422 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/59693 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Modelação de Deriva | pt |
| dc.subject | Backtracking | pt |
| dc.subject | Hidrocarbonetos | pt |
| dc.subject | OpenDrift | pt |
| dc.subject | Derrames no Mar | pt |
| dc.subject | Drift Modelling | en |
| dc.subject | Backtracking | en |
| dc.subject | Hydrocarbons, OpenDrift | en |
| dc.subject | Marine Pollution | en |
| dc.title | Derrames de Hidrocarbonetos no Mar | por |
| dc.title.alternative | Aplicação da Deriva Inversa para a Otimização da Parametrização do Modelo OpenDrift | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.grantor | Escola Naval | |
| thesis.degree.name | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências Militares Navais, na especialidade de Marinha |
