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Impacto das tecnologias de informação e comunicação na mudança organizacional: o caso da implementação de um ERP

dc.contributor.advisorSantos, José Manuel Gameiro Rebelo dos
dc.contributor.authorFelix, Dorinda
dc.date.accessioned2013-07-23T10:36:43Z
dc.date.available2013-07-23T10:36:43Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanospor
dc.description.abstractActualmente as organizações procuram agilizar os seus processos e as formas de trabalho para se tornarem mais competitivas. Neste sentido, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) têm surgido como uma ferramenta adequada para fazer face às novas exigências e permitem às organizações disponibilizarem toda a informação essencial para a tomada de decisão numa única base de dados, permitindo o seu acesso de uma forma mais ágil e eficaz. Contudo, o processo de implementação dos sistemas ERP tem características específicas que obrigam a que a sua gestão seja elaborada como se de um processo de mudança organizacional se tratasse e não como um processo de mudança informática. Com base no pressuposto de que os sistemas ERP permitem integrar as informações relevantes das organizações, contribuindo assim para maximizar os negócios, o presente estudo pretende analisar e conhecer os principais impactos socio-organizacionais que a implementação de um ERP pode ter no funcionamento das organizações e em particular ao nível da função recursos humanos e das práticas que lhes estão associadas. Efectuou-se uma investigação qualitativa assente na metodologia de estudo multicaso efectuado em três PME’s do distrito de Setúbal que implementaram o ERP One-Key nos últimos 3 anos. Para a recolha de dados aplicaram-se seis entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pelos recursos humanos e utilizadores do ERP One-Key e procedeu-se à análise do seu conteúdo. Complementaram-se os dados recolhidos através da análise documental e da observação participante. Os resultados obtidos indicam que o processo de implementação de um sistema ERP implica alterações nas tarefas e no nível de responsabilidade de cada área funcional pelo que todo o processo deve ser gerido como se de um processo de mudança organizacional se tratasse, envolvendo cada utilizador neste processo de forma a reduzir os níveis de resistência. Verificámos que a decisão de selecção e aquisição do ERP é da administração e que nos casos estudados surge da insatisfação com os softwares e assistências técnicas anteriores. As organizações procuravam um ERP com uma boa relação qualidade-preço, intuitivo e flexível que maximizasse os recursos materiais e humanos e os auxiliasse na tomada de decisão. O responsável pelos recursos humanos faz o elo de ligação entre a organização e a Keyword mas cada utilizador contribui para o desenvolvimento do ERP, aumentando o seu envolvimento no processo de mudança.por
dc.description.abstractCurrently organizations seek to streamline their processes and ways of working to become more competitive. In this sense, the ERP (Enterprise Resource Planning) have emerged as a suitable tool to meet new requirements and enable organizations to make available all information essential for decision making in a single database, enabling their access in a way more agile and effective. However, the process of implementation of ERP systems has specific characteristics which require that their management is designed as a process of organizational change and they were not as a process of change computing. Based on the assumption that ERP systems allow integrating relevant information from organizations, thereby helping to maximize business, this study aims to analyze and understand the main impacts socio-organizational implementation of an ERP can have on the functioning of organizations and particularly at the level of the human resources function and practices associated with them. Was performed based on a qualitative research methodology multicase study conducted in three SMEs of Setúbal district that implemented ERP-One Key for the past 3 years. For data collection were applied to six semi-structured interviews with human resources responsibilities and users of ERP-One Key and proceeded to the analysis of its contents. Complement the data collected through document analysis and participant observation. The results indicate that the process of implementing an ERP system involves changes to jobs and the level of responsibility of each functional area so that the entire process should be managed as a process of organizational change if it were, every user involved in this process to reduce resistance levels. We found that the decision of selection and acquisition of ERP is that the administration and in the cases studied arises from dissatisfaction with the previous software and technical assistance. Organizations seeking an ERP with a good quality-price ratio, intuitive and flexible to maximize the human and material resources and help in the decision making. The human resources responsibilities makes the link between the organization and Keyword but each user contributes to the development of ERP, increasing their involvement in the change process.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4550
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Ciências Empresariaispor
dc.subjectERPpor
dc.subjectGestão recursos humanospor
dc.subjectSistemas de informação para gestão de recursos humanospor
dc.subjectHuman resource managementen
dc.subjectInformation systems for human resources managementen
dc.titleImpacto das tecnologias de informação e comunicação na mudança organizacional: o caso da implementação de um ERPpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

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