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O jornalismo na era dos fast media. Velocidade versus profundidade: O caso do Expresso no ambiente mediático atual

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A digitalização e a globalização nas últimas décadas têm indiscutivelmente atuado como processos modeladores e reorganizadores da sociedade em termos económicos, políticos e culturais. Estes processos têm vindo a impulsionar uma “destruição construtiva” em diversos campos, incluindo o jornalismo, onde antigas estruturas são progressivamente substituídas por novas práticas. A transformação digital trouxe mudanças profundas no jornalismo, afetando não apenas o seu formato e distribuição, mas também o seu modelo de negócio, os seus valores e a sua identidade. Neste contexto, emergiu o fenómeno dos fast media – uma nova tendência de consumo que prioriza a informação em formatos rápidos e breves, impulsionada pelo crescimento dos social media. Esse fenómeno pode transformar as expectativas e necessidades dos públicos contemporâneos. O presente estudo procura contribuir para compreender, neste cenário atual de consumo de media, os padrões de migração das audiências, a sua distribuição nos diversos formatos e as novas dinâmicas de consumo. Pretende-se também investigar a relação de complementaridade ou substituibilidade entre os formatos rápidos e tradicionais, bem como entre diferentes manifestações dos próprios formatos rápidos. Para uma análise empírica desses padrões de consumo, este trabalho utiliza como estudo de caso o Expresso, que está presente num amplo espectro de formatos – desde o jornal impresso tradicional até novos formatos rápidos, como os podcasts informativos.
Digitization and globalization in recent decades have undeniably acted as shaping and reorganizing forces in society on economic, political, and cultural levels. These processes have driven a “constructive destruction” across various fields, including journalism, where old structures are progressively replaced by new practices. Digital transformation has brought profound changes to journalism, affecting not only its format and distribution but also its business model, core values, and identity. In this context, the phenomenon of fast media has emerged — a new consumption trend that prioritizes quick and concise information formats, fueled by the rise of social media. This phenomenon may reshape the expectations and needs of contemporary audiences. This study aims to contribute to the understanding of media consumption patterns in the current landscape, focusing on audience migration trends, their distribution across different formats, and the new dynamics of consumption. It also seeks to explore the relationship of complementarity or substitutability between fast and traditional formats, as well as among different expressions of fast formats themselves. For an empirical analysis of these consumption patterns, this work uses Expresso as a case study, given its presence across a broad spectrum of formats — from the traditional printed newspaper to new fast formats such as informative podcasts.

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Fast media Jornalismo digital Consumo de informação Transformação mediática Audiências fragmentadas Algoritmo

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