Repository logo
 
Publication

Um desafio com outros óculos no 1º ciclo do ensino básico: aplicação do ColorADD

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorPereira, José Miguel Sacramento, 1968-
dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.authorJerónimo, Ana Maria Rodrigues
dc.date.accessioned2017-05-17T10:06:28Z
dc.date.available2017-05-17T10:06:28Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, sendo apresentada a descrição do percurso realizado enquanto estagiária nos dois ciclos de ensino já referidos, bem como, o estudo investigativo realizado na área das ciências. O documento encontra-se dividido em três capítulos essenciais. No primeiro capítulo é apresentada a componente investigativa realizada com o 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual foram verificados os conhecimentos dos alunos sobre o daltonismo e divulgado o projeto ColorADD – Sistema de Identificação da Cor para Daltónicos. A implementação desta investigação passou pela realização de várias fases, pretendendo a compreensão e aquisição do código, a construção do respetivo emblema, a otimização da literacia sobre a cor, bem como, o aprofundamento de alguns conceitos científicos relacionados com a cultura da luz. Através dos resultados obtidos, salienta-se o aspeto didático e o enriquecimento da expressão progressiva deste tema, em função do nível etário. No segundo capítulo são referidas as diversas componentes do estágio em 1.º CEB, nomeadamente, a caraterização do contexto escolar, a fundamentação das práticas realizadas, a reflexão sobre o percurso neste nível de ensino e as experiências-chave destacadas, como a introdução à leitura e à escrita no 1.º ano do ensino básico e a utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática. No terceiro capítulo é caraterizado o estágio em 2.º CEB, através das fundamentações e reflexões das práticas realizadas nas disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.pt_PT
dc.identifier.tid201689103pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18343
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectCorpt_PT
dc.subjectColorADDpt_PT
dc.subjectFundamentaçãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.titleUm desafio com outros óculos no 1º ciclo do ensino básico: aplicação do ColorADDpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANAM_RODRIGUES.pdf
Size:
3.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: