Publication
Um desafio com outros óculos no 1º ciclo do ensino básico: aplicação do ColorADD
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- | |
dc.contributor.advisor | Custódio, Pedro Balaus, 1964- | |
dc.contributor.author | Jerónimo, Ana Maria Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T10:06:28Z | |
dc.date.available | 2017-05-17T10:06:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, sendo apresentada a descrição do percurso realizado enquanto estagiária nos dois ciclos de ensino já referidos, bem como, o estudo investigativo realizado na área das ciências. O documento encontra-se dividido em três capítulos essenciais. No primeiro capítulo é apresentada a componente investigativa realizada com o 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual foram verificados os conhecimentos dos alunos sobre o daltonismo e divulgado o projeto ColorADD – Sistema de Identificação da Cor para Daltónicos. A implementação desta investigação passou pela realização de várias fases, pretendendo a compreensão e aquisição do código, a construção do respetivo emblema, a otimização da literacia sobre a cor, bem como, o aprofundamento de alguns conceitos científicos relacionados com a cultura da luz. Através dos resultados obtidos, salienta-se o aspeto didático e o enriquecimento da expressão progressiva deste tema, em função do nível etário. No segundo capítulo são referidas as diversas componentes do estágio em 1.º CEB, nomeadamente, a caraterização do contexto escolar, a fundamentação das práticas realizadas, a reflexão sobre o percurso neste nível de ensino e as experiências-chave destacadas, como a introdução à leitura e à escrita no 1.º ano do ensino básico e a utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática. No terceiro capítulo é caraterizado o estágio em 2.º CEB, através das fundamentações e reflexões das práticas realizadas nas disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201689103 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18343 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática Educativa | pt_PT |
dc.subject | Cor | pt_PT |
dc.subject | ColorADD | pt_PT |
dc.subject | Fundamentação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.title | Um desafio com outros óculos no 1º ciclo do ensino básico: aplicação do ColorADD | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |