Repository logo
 
Publication

Efeito do confinamento na aptidão física em crianças de 10 e 11 anos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMira, José
dc.contributor.authorCipriano, Mário
dc.date.accessioned2022-08-12T16:50:15Z
dc.date.available2022-08-12T16:50:15Z
dc.date.issued2022-06-13
dc.description.abstractO Estágio foi realizado numa instituição de Ensino Particular e Cooperativo no concelho de Arruda dos Vinhos, o qual apresentava um grupo disciplinar era estável, com áreas de especialização diversificadas. Os condicionalismos estruturais vivenciados, foram essencialmente de dois tipos. Do tipo Ideológico, e do tipo económico. Para além dos constrangimentos provocados pela situação pandémica. A Planificação foi realizada com base nalguns documentos estruturantes pré-existentes, nomeadamente, os programas nacionais de Educação Física, - as Aprendizagens Essenciais, - O Perfil do aluno, Plano Plurianual e Planificação a Longo Prazo. O professor elaborou o Projeto (Plano) Turma/ Plano a Médio Prazo, Plano a Curto Prazo e Planos de aula. Os meios de ensino utilizados foram os Jogos Pré Desportivos, Exercícios Específicos, Exercícios Gerais, Formas Jogadas e Jogo. Exercícios Gerais visaram reprodução de forma analítica de um determinado gesto técnico. Sempre que as tarefas apresentadas evoluíam do circuito para o percurso, os exercícios gerais foram convertidos em Exercícios Específicos. Num período pós confinamento, optámos por utilizar formas jogadas, mais precisamente, Exercícios Competitivos Específicos. O ensino à distância foi programado segundo orientações vindas por intermédio do Conselho Pedagógico via delegado disciplinar. Foram seguidas as orientações da CNAPEF e do SPEF. Assim, os 120 minutos semanais foram distribuídos com 60 minutos a serem destinados à abordagem teórica das matérias e os segundos 60 minutos utilizados de forma assíncrona. Cada professor produziu material áudio visual. Os Instrumentos e os critérios de avaliação foram ajustados. Este processo permitiu uma reflexão sobre metodologias e outras soluções a bem da aprendizagem dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid203051017pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41598
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.titleEfeito do confinamento na aptidão física em crianças de 10 e 11 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mario Joel.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: