Repository logo
 
Publication

O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorFreitas, José Miguel
dc.contributor.advisorSimões, Helena Espada
dc.contributor.authorCardoso, Ana Beatriz Aparício
dc.date.accessioned2014-06-19T09:34:47Z
dc.date.available2014-06-19T09:34:47Z
dc.date.issued2014-06
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório tem como tema principal as conceções dos alunos e a aprendizagem em ciência. Neste sentido, advoga a perspetiva construtivista e o ensino por investigação, uma vez que colocam os alunos no centro das suas aprendizagens, assim como reconhecem as suas conceções enquanto ponto de partida para a construção do conhecimento. Este estudo tem como objetivos compreender em que medida as tarefas de natureza investigativa podem alterar as conceções dos alunos, assim como perceber se alunos com conceções alternativas mantêm as suas conceções ao longo do tempo. A metodologia de investigação insere-se no paradigma interpretativo e na metodologia qualitativa, inspirando-se na abordagem da investigação-ação. Tem-se, assim, como intento descrever, analisar e interpretar todo o processo de construção de tarefas de natureza investigativa, as conceções identificadas, as eventuais mudanças concetuais ocorridas, discutindo-se as potencialidades das tarefas de natureza investigativa para a aprendizagem concetual dos alunos. Neste estudo participaram 26 alunos da uma turma de 2.º ano de escolaridade, em contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação de tarefas deste cariz obedece a uma sequência de quatro fases, a saber, envolvimento, exploração, explicação e avaliação (mudança concetual), nas quais os alunos definem uma questão a investigar, exploram, explicam, respondem à questão formulada, e avaliam as suas aprendizagens, com vista ao conhecimento científico. A análise dos resultados alcançados sugere a importância de tarefas de natureza investigativa para a aprendizagem dos alunos, uma vez que a maioria dos alunos evidenciou uma mudança concetual.por
dc.description.abstractThe present report focuses on students’ conceptions and science learning. In this way, it supports the constructivist perspective and inquiry-based science education. It places the students in the center of their own learning experience, recognizing their conceptions as a starting point for the construction of knowledge. This study’s goals are to evaluate if tasks with an inquiry nature can change students’ conceptions and whether students’ alternative conceptions are kept overtime. The research methodology is rooted in the interpretative paradigm and qualitatively methodology, being inspired by a research-action approach. The purpose is therefore to describe, analyze and interpret the entire process of inquiry tasks construction, students’ conceptions identification and the eventual conceptual changes, discussing the potential of inquiry tasks l for students’ conceptual learning. This study had the participation of 26 students of a 2nd year class, in the context of stage III, under the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Tasks implementation follow a sequence of four phases, specifically, engagement, exploration, explanation and evaluation (conceptual change), during which students define an issue to investigate, explore, explain, answer the question asked, and evaluate their learning, in order to develop scientific knowledge. The analysis of the results obtained supports the importance of inquiry tasks for students’ learning, once the majority of students revealed a conceptual change.en
dc.identifier.tid201683520
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6505
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.subjectConceções dos alunospor
dc.subjectEnsino por investigaçãopor
dc.subjectMudança concetualpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectStudents' conceptionen
dc.subjectInquiry-based science educationen
dc.subjectConceptual changeen
dc.subjectLearningen
dc.subjectRelatório de projeto de investigação
dc.subjectRelatório de estágio
dc.titleO ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatório do projeto de investigação - Ana Beatriz Cardoso.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: