Repository logo
 
Publication

A conclusão do ensino secundário e a valorização académica dos militares

dc.contributor.authorFerreiro Marques, Carlos
dc.date.accessioned2021-10-26T12:53:19Z
dc.date.available2021-10-26T12:53:19Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste trabalho de investigação, subordinado ao tema “A Conclusão do Ensino Secundário e a Valorização Académica dos Militares” analisou o problema dos Praças da Marinha em Regime de Contrato (RC), comparativamente com os outros Ramos. A análise do problema foi efetuada com recurso às modalidades do Ensino à Distância (EAD) praticadas durante os últimos cinco anos. Uma das “grandes” modalidades, foi no passado, a criação de um Centro de Novas Oportunidades (CNO) coadunado ao Centro Naval de Ensino à Distância (CNED), para elevar os níveis académicos em Portugal até à escolaridade obrigatória, designada pela conclusão do 12º ano. A evolução nesta área tem sido uma constante. Com a Diretiva Sectorial dos Recursos Humanos de 2017, os cursos de formação de Praças viriam a sofrer alterações, ou seja, o reconhecimento dos seus estudos viria a ser obtido a nível externo, através da certificação por Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD). Atualmente, os Centros Qualifica (CQ), são responsáveis pela modalidade da formação de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), modalidade á qual a Marinha Portuguesa (MP) passou a recorrer a partir de 2019, entre outras modalidades que tem o ensino à distância para conclusão do ensino secundário. Abstract: This research work, under the theme "The Completion of High School and the Academic Valorization of the Military" analyzed the problem of the enlisted personnelunder contract, compared to the other branches. One of the "big" modalities, was in the past, the creation of the Center of New Opportunities (CNO) linked to the Naval Center for Distance Education (CNED), as to the objective to raise the academic levels in Portugal up to the Compulsory Schooling designated by the conclusion of the 12th year. The evolution in this area has been a constant, that with the Human Resources Sector Directive of 2017, the formation courses for enlisted personnelwould suffer changes, meaning that the recognition of their studies would be obtained externally throw the certification of Short Term Formation Units (UFCD). Currently, the Qualify Centers (QC) are responsible for the modality that creates Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC), modality in which the Portuguese Navy (MP) started to appeal at 2019, between other modalities that have distance learning to conclusion of high school.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37813
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIUMpt_PT
dc.subjectForças Armadaspt_PT
dc.subjectMarinha Portuguesapt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.subjectArmed forcespt_PT
dc.subjectPortuguese Navypt_PT
dc.subjectFormationpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.titleA conclusão do ensino secundário e a valorização académica dos militarespt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Conclusão do Ensino Secundário e a valorização Académica dos Militares _ 1TEN Ferreiro Marques.pdf
Size:
784.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format